Iphone vai poder falar com a sua voz; como vai funcionar?
Já imaginou seu celular reproduzindo textos com a sua voz? Essa tecnologia pode chegar em breve aos donos de Iphone.
A Apple introduziu uma série de inovações direcionadas à acessibilidade cognitiva, visual, auditiva e de mobilidade. Entre elas está o Personal Voice, destinado a pessoas que podem vir a perder a capacidade de falar. Esse recurso possibilita a criação de uma voz sintetizada, semelhante à do usuário, para facilitar a comunicação com amigos e familiares.
Veja também: Descubra por que a nova geração não prefere mais adquirir iPhones
Segundo a empresa, os usuários podem configurar a Personal Voice ao lerem em voz alta um conjunto de instruções por um total de 15 minutos no iPhone ou iPad. Integrado ao recurso Live Speech, permite aos usuários digitar o que desejam expressar e a Personal Voice se encarrega de proferir a mensagem ao interlocutor.
A Apple enfatiza que o recurso utiliza ‘aprendizado de máquina no próprio dispositivo para garantir a privacidade e segurança das informações dos usuários’.
Recurso de voz do Iphone mira acessibilidade
Além disso, a gigante da tecnologia está lançando versões simplificadas de seus principais aplicativos como parte de um recurso chamado Assistive Access, voltado para auxiliar usuários com deficiências cognitivas.
Desenhado para ‘simplificar os aplicativos e experiências focando nas funcionalidades essenciais, a fim de minimizar a sobrecarga cognitiva’, o recurso inclui uma versão unificada dos aplicativos Phone e FaceTime, além de versões adaptadas dos aplicativos Messages, Camera, Photos e Music. Estes apresentam botões de alto contraste, rótulos de texto ampliados e ferramentas adicionais de acessibilidade.
Um ‘modo de acessibilidade personalizado’ foi identificado no final do ano passado em uma versão beta do iOS 16.2. A Apple promete que esses recursos estarão disponíveis ‘ainda este ano’, sugerindo que podem ser parte do iOS 17.
Há ainda um novo modo de detecção no aplicativo Magnifier, projetado para auxiliar usuários cegos ou com baixa visão a interagir com objetos físicos por meio de vários rótulos de texto.
Como exemplo, a Apple explica que o usuário pode direcionar a câmera de seu dispositivo para um rótulo, como o painel de um micro-ondas, e o iPhone ou iPad lê em voz alta enquanto o usuário desliza o dedo sobre cada número ou configuração no aparelho.
Para que serve essa tecnologia?
As inteligências artificiais que imitam a voz oferecem uma série de benefícios. Ou seja, permitem que pessoas com dificuldades de fala, como aquelas que perderam a capacidade de falar devido a condições médicas, possam se comunicar novamente. Essas tecnologias possibilitam que essas pessoas criem vozes sintetizadas que soam como elas mesmas.
Além disso, as IA de imitação de voz podem facilitar a acessibilidade digital, tornando aplicativos, dispositivos e serviços mais inclusivos para usuários com deficiências de fala. Elas também têm o potencial de melhorar a experiência do usuário em diversas áreas, como atendimento ao cliente, narração de histórias e dublagem de mídia.
Comentários estão fechados.