Irmãos gêmeos? Conheça 4 pares de carros idênticos que são vendidos com nomes e marcas diferentes

Na verdade, esses veículos são o mesmo carro tecnicamente falando. Mas, o que os leva a serem comercializados com nomes distintos?

Os fabricantes de carros implementam estratégias globais intrigantes. Uma delas é comercializar um único modelo sob diferentes denominações em diversos países, considerando a percepção da marca em cada região.

O procedimento, conhecido como “re-emblemar”, ou “rebadge” nos Estados Unidos, já teve exemplos no Brasil, como a dupla Ford Verona e Volkswagen Apollo. Agora focalizaremos veículos atuais que continuam seguindo essa tática global. Veja abaixo!

1. Fiat Toro e Ram 1000

Os dois modelos são, na verdade, o mesmo veículo em termos técnicos, mas são vendidos sob marcas e nomes diferentes em diversos mercados da América Latina.

Fiat Toro. (Imagem: Reprodução/Internet)

Ram 1000. (Imagem: Reprodução/Internet)

Além disso, vale mencionar a recém-lançada Rampage, que utiliza a mesma plataforma, mas se distingue por uma carroceria com elementos exclusivos e um interior mais sofisticado.

2. Fiat Strada e Ram 700

O Ram 700 é um clone da Fiat Strada. A única diferença é o logotipo da marca norte-americana exibido em sua grade dianteira exclusiva.

Ram 700. (Imagem: Reprodução/Internet)

Fiat Strada. (Imagem: Reprodução/Internet)

Em todos os outros aspectos, desde a carroceria até a mecânica, passando pelo acabamento interno, as duas caminhonetes são praticamente idênticas.

Inclusive, não é coincidência que ambas sejam produzidas na mesma linha de montagem em Betim, Minas Gerais (MG). Nos Estados Unidos, país de origem da Ram, a linha de caminhonetes da marca não inclui o modelo 700.

O veículo é direcionado para os países da América Latina, tais como México, Colômbia e Chile, seguindo o exemplo da Fiat Strada no Brasil. Além disso, oferece opções de cabine simples ou dupla, como a Strada.

3. Renault Duster e Dacia Duster

A Dacia é uma empresa com sede na Romênia e integra o grupo Renault desde 1999. Na Europa, a marca ocupa uma posição mais acessível no mercado, ao passo que a empresa-mãe francesa se encontra em um patamar superior.

Dacia Duster. (Imagem: Reprodução/Internet)

Renault Duster. (Imagem: Reprodução/Internet)

Entretanto, em certos mercados de outras regiões, automóveis de origem romena podem ser encontrados com o logotipo em forma de losango da Renault, como acontece com o SUV Duster aqui na América do Sul.

4. Renault Logan e Dacia Logan

Dacia Logan. (Imagem: Reprodução/Internet)

Renault Logan. (Imagem: Reprodução/Internet)

O Logan é outro caso exemplar de um modelo com suas raízes na Dacia, reintroduzido como um Renault em mercados específicos.

No Brasil, o sedã está atualmente em sua fase final de produção e será retirado de circulação até o final do ano. Porém, na Europa, o Logan continua a ser produzido e, inclusive, ganhou uma nova geração.

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