Alguns itens do cotidiano podem conter produtos químicos nocivos
Substâncias estão presentes em objetos comuns e podem trazer risco para nossa saúde. Saiba mais.
No dia a dia, é muito comum procurarmos meios de evitar produtos químicos muito fortes, como é o caso até mesmo de alguns produtos de limpeza.
Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, essas substâncias nocivas também podem ser encontradas em itens comuns do dia a dia, como roupas de capa e vasilhas plásticas. Conheça abaixo quais são eles.
Leia mais: Veja 5 objetos tidos como inofensivos, mas que podem ser bem perigosos
Como esses produtos foram descobertos?
Segundo uma análise feita pela Consumer Reports, alguns produtos químicos nocivos estão presentes em um número abrangente de embalagens de comidas, itens do cotidiano etc. Por conta disso, mesmo que haja uma movimentação dos principais órgãos de saúde e defesa do consumidor para evitá-los, ainda estão muito presentes em nosso dia a dia.
Inclusive, a pesquisa aponta que eles fazem parte até mesmo de objetos mais improváveis, como roupas de cama, roupas esportivas, toalhas de mesa e, ironicamente, até mesmo tigelas de salada. Por conta delas, as pessoas correm grande risco de desenvolver problemas relacionados ao sistema imunológico, diminuição de fertilidade e até mesmo câncer.
Por que esses itens possuem produtos químicos nocivos?
No geral, boa parte dos itens domésticos e embalagens precisam ser resistentes à água, calor e outros elementos. Para isso, são utilizados produtos químicos, que proporcionam esse efeito de durabilidade, mas que também podem nos trazer alguns riscos. Afinal, apesar de serem essenciais para fazê-los permanecer nessas condições, também se tornam resistentes em nós.
Dessa forma, acaba sendo um pouco difícil removê-los de nossos organismos, especialmente quando o contato é diário. É por esse motivo que muitos objetos básicos, como panelas antiaderentes, são extremamente recusados por especialistas e alguns órgãos de saúde. Além destas, também representam algum perigo para nossa saúde as capas de chuva, espumas contra incêndios e roupas a provas de manchas.
Claro, também não é motivo para se desesperar caso tenha esses objetos em casa, mas é necessário tomar certo cuidado e evitar utilizá-los. Quando for comprar uma roupa, por exemplo, verifique se em sua etiqueta ela possui o selo anti-manchas. No final, remover a sujeira vai dar menos trabalho do que as possíveis complicações de saúde.
Comentários estão fechados.