Já imaginou na possibilidade do núcleo da Terra mudar o sentido de rotação? Estudos revelam que isso foi possível

Se você é fã de astronomia, confira detalhes sobre o núcleo da Terra que inverteu seu sentido de rotação.

Aos amantes da astronomia, eles irão ficar em êxtase com essa notícia. De fato, é possível que todos acreditem que o sentido de rotação do núcleo da Terra se mantenha estável eternamente. Mas, não. Cientistas chineses revelam que houve a mudança de direção do núcleo da Terra e que a próxima irá ocorrer somente em 2040. Veja abaixo mais detalhes sobre esse fenômeno.

Mudança do sentido de rotação do núcleo da Terra

Os cientistas chineses publicaram, recentemente, que o núcleo da Terra teria invertido o seu sentido de rotação. A cerca de 5 mil quilômetros de distância da superfície, o núcleo da Terra, feito essencialmente de ferro, teria para o seu sentido de rotação e, então, passou a movimentar fazendo o sentido contrário. Fontes disponibilizadas pelo Nature Geoscience.

Atualmente, ainda é difícil descrever, pois ele flutua no líquido do núcleo externo. No entanto, há algumas informações sobre e, umas delas, são baseadas em análises de ondas sísmica, provocadas por terremotos.

Conforme Xiaodong Song e Yi Yang, da Universidade de Pequim, na China, houve análises dessas ondas sísmicas e, em 2009, concluíram que o núcleo quase parou e posteriormente voltou a girar na direção oposto.

Entretanto, para os pesquisadores, eles acreditam que o núcleo central está girando em uma direção e depois em outra, com uma espécie de balanço. Um ciclo completo tem duração de sete décadas, ou seja, a cada 35 anos o sentido de rotação muda.

Tratando-se de datas, estudos revelam que já houve esse fenômeno em 1970, depois em 2009 e próxima irá ocorrer por volta de 2040. Disseram, também, que o movimento de ajusta de acordo com as mudanças na duração do dia.

Mesmo após vários estudos, pouco se sabe sobre a influência dessa rotação na superfície da terrestre. Entretanto, os autores da pesquisa têm certeza de que há ligações físicas entre todas as camadas que compõem a Terra.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.