Já ouviu falar sobre terapia azul e em como ela pode afetar a sua mente?
Cuidar da saúde mental é uma prática de autocuidado muito importante, por isso recorrer a recursos eficazes é uma boa ideia.
Cuidar da saúde mental tem sido cada vez mais importante e há muitas formas de cuidado para isso. Normalmente, os espaços próximos à natureza são ótimas opções para um relaxamento mental, inclusive, é um dos conselhos que as pessoas mais recebem quando buscam por ajuda.
Leia mais: Saúde mental: Quais hábitos dos pais adoecem os adolescentes mentalmente?
Entretanto, os ambientes que contam com a presença de água também fazem parte da lista dos locais favoritos para lidar com o cuidado mental. Dessa forma, especialistas desenvolveram estudos que nomearam de “terapia azul”. Confira mais abaixo.
A importância de ter uma boa saúde mental e como a terapia azul pode ajudar
Assim como passar longos tempos perto das áreas verdes, o hábito de estar próximo das águas, seja na beira de um lago ou rio, tem sido cada vez mais comum. Por isso, essa prática ficou conhecida como “terapia azul”.
A “terapia azul” ou para alguns “saúde azul” não é um conceito recente, pelo contrário, surgiu há cerca de uma década por meio de pesquisadores da Universidade de Sussex.
Em torno de 20.000 pessoas participaram dos estudos e concluiu-se que aquelas que passavam mais tempo em ambientes azuis tinham níveis de estresse, ansiedade e obesidade reduzidos. Confira agora alguns exemplos apresentados, por estudos, que ajudam no ato dessa terapia:
1. Som da água
É uma boa opção para iniciar na prática da terapia azul. Os sons do bater das ondas do mar ou das correntezas dos rios são ótimos para reduzir o estresse e melhorar o sono.
2. Atividades como natação e surf
O contato com a água sempre está nas melhores opções. O ato de imersão permite ter a sensação além da conexão e ter certeza de que realmente você faz parte daquele ambiente.
3. Espaços azuis
Aqueles espaços que são normalmente rodeados por gramas, árvores, pássaros e no meio de tudo isso há um lago bem tranquilo. Então, esses ambientes, segundo especialistas, são excelentes para preservar e curar a saúde mental.
Comentários estão fechados.