Se já pensou em produzir sabão em casa, precisa conhecer a árvore saboeiro

E que tal fazer o seu próprio sabão caseiro? Isso é possível! Especialmente com esta árvore como alternativa aos químicos encontrados para a produção.

De nome científico Sapindus saponaria, a árvore de saboeiro tem a impressionante capacidade de produzir frutos com propriedades semelhantes àquelas dos sabões e sabonetes encontrados em supermercados, como as surfactantes e saponáceas, que são as responsáveis por retirar a gordura das superfícies. Aprenda a fazer sabão aqui!

Leia mais: Conheça estes nomes de árvores nobres que podem ser nomes de bebês

Para as pessoas que buscam alternativas mais sustentáveis e ecológicas de consumir sabão ou itens de limpeza no geral, a dica é essa. A árvore saboeiro é uma excelente alternativa para produção desse item fundamental para lavar louças, cabelos e limpar a nossa pele no dia a dia.

Sabão natural fruto do saboeiro

A natureza está em constante interação com o meio ambiente. Se ela produz frutos e outros alimentos para o nosso consumo diário, seria apenas uma questão de tempo até que descobrissem que ela também cria árvores com propriedades saponíferas que são mais do que suficientes para produção de sabão natural.

A árvore do sabão é uma espécie muito comum no Brasil, especialmente na floresta Amazônica e em regiões do Mato Grosso e Ceará, em virtude da maior umidade da mata, mas engana-se quem pensa que o saboeiro produz apenas sabão. Os frutos apresentam propriedades medicinais e antifúngicas.

O seu uso é indicado para combater micoses e frieiras na região dos pés.

No natureza, a árvore em questão funciona como um importante elemento na cobertura de solos alagados para recuperar as áreas degradadas por chuvas ou pelas ações dos seres humanos.

Como preparar o sabão a partir do saboeiro?

O produto produzido a partir da árvore do sabão é considerado natural, visto que a confecção não agrede o meio ambiente. Na pele humana, o pH balanceado proporciona uma boa limpeza da pele e de outros objetos, como louças e roupas. O passo a passo para preparar o recurso é bem simples:

  • Com os frutos do saboeiro em mãos, amarre cerca de 10 a 15 deles em um pano;
  • Mergulhe o embrulho em uma panela com água, mexa e deixe levantar fervura até que surja uma espuma ou que a água apresente uma coloração esbranquiçada;
  • Armazene a panela na geladeira por até 24 horas, mas mexa de vez em quando
  • Quando a água ficar amarelada, é só transferi-la para outro recipiente e descartar os frutos.

E… voilà! O seu sabão está pronto.

Na hora de usá-lo, prefira que seja em superfícies menos gordurosas, porque ele não é muito concentrado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.