Já sentiu que estava caindo ao dormir? Veja por que isso acontece
Quase todas as pessoas já experimentaram a sensação de cair ao adormecer, conhecida como espasmos hípnicos, que geralmente não indicam problemas de saúde.
Muitas pessoas vivenciam, em algum momento da vida, a peculiar sensação de estar caindo enquanto adormecem.
Esse fenômeno, comum e geralmente inofensivo, é denominado pela ciência como espasmos hípnicos, experiência que ocorre durante a transição entre vigília e o início do sono.
Embora a sensação de queda possa ser alarmante, ela é apenas uma reação do corpo ao relaxamento muscular.
Durante esse processo, o cérebro começa a “desligar”, diminuindo a atividade cerebral enquanto nos preparamos para dormir. Entender mais sobre tal condição pode ajudar a aliviar preocupações desnecessárias e a lidar com a situação.
Sensação de queda durante o sono é normal, segundo especialistas – Imagem: reprodução
O que são os espasmos hípnicos?
Segundo Erika Treptow, pesquisadora do Instituto do Sono, esses espasmos são contrações rápidas e assimétricas do corpo. Não raro, tais contrações são notadas por pessoas próximas na mesma cama. É importante informar o parceiro sobre essa possibilidade, tranquilizando-o.
Além da sensação de queda, é possível experienciar alucinações auditivas ou visuais. Algumas pessoas relatam até gritos durante esses momentos, mas tais episódios tendem a ser breves. A maioria das pessoas passa por isso ao menos uma vez na vida.
Espasmos hípnicos são perigosos?
Samir Magalhães, neurologista do Hospital Universitário Walter Cantídio, no Ceará, afirma que, em geral, esse fenômeno não oferece riscos à saúde. Tratamento só é necessário se os espasmos interferirem significativamente no sono, o que é raro.
Fatores desencadeantes
-
Consumo excessivo de cafeína e nicotina;
-
Estimulantes ou exercícios intensos antes de dormir;
-
Privação de sono ou estresse emocional;
-
Doenças mentais como transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Treptow ressalta ainda a importância de observar a frequência dos espasmos. Situações cotidianas, como as listadas acima, podem aumentar a probabilidade desses episódios ocorrerem.
Embora os espasmos hípnicos possam ser desconcertantes, eles são um fenômeno natural e geralmente benigno. Estar ciente das causas e sintomas pode ajudar a minimizar as preocupações e garantir um sono tranquilo.
*Com informaçoes do portal Uol.
Comentários estão fechados.