Japonesa conquista título de pessoa mais velha do mundo
Aos 116 anos, Tomiko Itooka entrou para o Guinness World Records no último dia 16 setembro, quando é comemorado o Dia do Respeito aos Idosos.
Em um dia especial para o Japão, quando se celebra o Dia do Respeito aos Idosos, uma notícia ainda mais especial veio à tona: a japonesa Tomiko Itooka, com seus 116 anos recém-completados, foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como a pessoa viva mais velha do mundo.
O título foi repassado a Itooka, após a morte aos 117 anos de Maria Branyas Morera, a espanhola que ostentava esse recorde até o mês passado.
A japonesa, que reside em uma casa de repouso na cidade de Ashiya, recebeu o certificado em meio a familiares e amigos, emocionando a todos e firmando-se mais uma vez como uma inspiração para o seu país e o mundo.
Tomiko e dois de seus filhos, ao receber o título de pessoa mais velha do mundo – Imagem: Guinness World Records/ Estadão/Divulgação
Vida, e vida com abundância
Nascida em 23 de maio de 1908, em Osaka, ainda durante a Era Meiji, Tomiko presenciou grandes transformações no Japão e no mundo. Aos 20 anos, casou-se e, ao longo do seu casamento, teve quatro filhos.
Mesmo após a perda do marido, em 1979, a japonesa manteve uma vida ativa, praticando esportes como caminhadas e escaladas.
Inclusive, sua paixão por aventuras a levou a conquistar o topo do Monte Ontake, uma montanha de 3 mil metros de altitude no Japão.
Aos 80 anos, Tomiko, que é budista, completou a peregrinação Saigoku Kannon, um percurso que passa por 33 templos da religião. Todos os anos centenas de pessoas de todas as idades fazem esse caminho, considerado sagrado pelos budistas.
Para conquistar o título de pessoa mais velha da história pelo Guinness Book, Tomiko terá que igualar a incrível marca de 122 anos e 164 dias da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997.
Quais são os segredos da dona Tomiko?
Como não poderia deixar de ser, a longevidade de Tomiko Itooka é motivo de admiração e curiosidade. Qual será o segredo para uma vida tão longa e saudável? Embora não exista uma fórmula mágica, alguns fatores podem ter contribuído para sua longevidade:
-
Genética: é possível que Tomiko tenha herdado genes que a predisponham a uma vida mais longa;
-
Estilo de vida ativo: a prática regular de atividades físicas contribui para a saúde cardiovascular e fortalece os músculos. Por ter uma vida ativa desde sempre, a anciã japonesa estimulou sua longevidade;
-
Alimentação saudável: uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e grãos integrais, é fundamental para a longevidade. Esse é mais um hábito da senhora Itooka que com certeza fez toda a diferença;
-
Vida social ativa: manter relações sociais fortes e significativas, como as que Tomiko vem construindo ao longo da vida, pode ajudar a prevenir a depressão e promover o bem-estar emocional;
-
Espiritualidade: a fé e a prática de atividades espirituais podem trazer paz interior e fortalecer o sistema imunológico. Budista, Tomiko jamais se apartou da sua fé.
A conquista de Tomiko nos lembra de que a idade é apenas um número e que é possível viver uma vida plena e ativa em qualquer fase da vida.
Seus 116 anos de história (até agora) nos inspira a cuidar da nossa saúde, cultivar relacionamentos significativos e buscar nossos sonhos, independentemente da idade.
Comentários estão fechados.