Jardim Botânico libera acesso gratuito de visitantes a trilhas temáticas
As visitas guiadas em trilhas temáticas serão gratuitas neste mês e a expectativa é atrair diversos visitantes.
Desde o dia 2 de dezembro, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro está oferecendo visitas guiadas gratuitas às suas trilhas temáticas. De acordo com o calendário, os visitantes poderão realizar os passeios sem custo todas as sextas-feiras, às 10h.
Leia mais: 4 séries canceladas pela Netflix em 2022
O primeiro evento terá um passeio pela Trilha Histórica, que também poderá ser visitada nos dias 9, 16 e 23 deste mês. Segundo a diretoria do local, serão incluídos na programação mais de 50 pontos, com passagem por diversos monumentos artísticos e pelo acervo de espécies botânicas.
Dentro do roteiro da Trilha Histórica, estão famosos locais como o orquidário, a região amazônica, além das tradicionais fontes Wallace e o Museu Sítio Arqueológico Casa dos Pilões.
Na área cortada pelo Rio dos Macacos, está uma das maiores coleções de arboreto do país, contendo árvores monumentais e leguminosas, todas colocadas pelo naturalista Adolpho Ducke. Após estar por diversas vezes no estado do Norte do país, o especialista fez sua contribuição ao Jardim Botânico.
No arboreto constam diversas espécies extremamente raras que só existem em regiões específicas do Brasil, como seringueira, andiroba, mogno e castanheira. Muitas delas estão ameaçadas de extinção e poderão ser vistas nos passeios.
Já no Museu Arqueológico, o visitante vai conhecer a história do local onde funcionou uma filial da produção Real Fábrica de Pólvora, criada no ano de 1808 por Dom João VI. No sítio, era realizada a compactação da pólvora, considerada a etapa mais perigosa do processo de fabricação.
No ano de 1982, o museu foi transferido para que o local pudesse ser reformado e mais tarde, em 1994, voltou para o Sítio Casa dos Pilões. O acevo foi reaberto para visitação, com o imóvel completamente restaurado e pronto para contar a história por meio de objetos.
Como agendar a visita gratuita
Para as visitas às trilhas guiadas, não existe nenhum tipo de cobrança. Já para entrar no arboreto, existe uma pequena taxa.
O interessado realizar uma inscrição através dos telefones (21) 3874-1808 ou 3874-1214; ou ainda pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br. Os ingressos para os setores pagos podem ser adquiridos neste site.
O Jardim Botânico do Rio faz parte da história do Brasil e suas visitas tendem a agregar muito conhecimento a quem faz o passeio, além de ser um programa divertido. Faça sua inscrição pelos canais informados e bom divertimento!
Comentários estão fechados.