Especialistas afirmam que jogos auxiliam no desenvolvimento de habilidades cognitivas
Dentre os benefícios dessa atividade estão um melhor desenvolvimento do raciocínio lógico, memória, foco e concentração.
Apesar de não ser um músculo, o cérebro precisa ser exercitado para se manter saudável. Existem diversas formas de estímulos para isso, como atividades físicas e brincadeiras.
Entretanto, mesmo com o tabu da sociedade e sua associação ao vício e à violência, os jogos também são maneiras de desenvolver habilidades cognitivas e manter o cérebro saudável.
Veja também: Privação de sono faz com que o cérebro pare de se regenerar, apontam pesquisadores
Muitas vezes, os videogames e jogos online são considerados diversão e lazer. Apesar de não ser uma afirmação incorreta, eles ultrapassam a barreira do passatempo e são grandes aliados na manutenção da saúde mental.
Especialistas afirmam que a acuidade visual dos jogadores – isto é, a capacidade dos olhos de distinguir detalhes e identificar formas e contornos – é melhor que a daqueles que nunca jogaram.
Dentre outros benefícios dados pelos jogos, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, da memória, do foco e da concentração.
Confira nos próximos tópicos alguns jogos que vão te auxiliar a fortalecer essas habilidades cerebrais!
Jogos de cartas
Quem nunca jogou o clássico ‘Paciência Spider’ no computador?
Ao jogar um jogo de cartas, como é o caso desse conhecido título, os jogadores precisam traçar boas estratégias para ganhar a partida. Nesse processo, não são desenvolvidas somente a capacidade de raciocínio e concentração, mas o autocontrole e a tomada de decisões.
Xadrez
Em março de 2022, Paris sediou o evento internacional “Chess for Mental Health”, ou “Xadrez para a Saúde Mental”, em português.
O encontro foi promovido pela Federação Francesa de Xadrez e outras instituições, e reuniu diversos especialistas que discutiram como ele pode ser utilizado como uma ferramenta para profissionais da saúde.
O xadrez estimula o pensamento crítico, a dedução e resolução de problemas. É um jogo que demanda análise constante das jogadas, como seus padrões, suas possibilidades e consequências.
Além disso, é necessário conhecer como cada peça se movimenta e antecipar os movimentos futuros do seu adversário.
Sudoku
O Sudoku é um jogo extremamente detalhista, já que deve ser levado em consideração as restrições impostas pelas linhas, colunas e regiões do tabuleiro.
Os jogadores necessitam manter o foco e a atenção na hora de deduzir qual número preencher, evitando erros e considerando todas as possibilidades possíveis.
Jogos de ação
Como dito anteriormente, os jogos de ação são frequentemente associados ao lazer e ao vício. Entretanto, eles exigem que os jogadores analisem rapidamente a situação em um momento de tensão e, a partir disso, tomem a melhor decisão de acordo com o conhecimento do desafio ou inimigo apresentado.
Observação detalhista, controle emocional, dedução de ações e tomada de decisão rápida e precisa é o que os jogos exigem. Nesse processo, o jogador desenvolve o pensamento lógico, a concentração e habilidades de resolução de problemas de forma significativa.
Comentários estão fechados.