Joinville está entre as melhores cidades para instalar startups; saiba por quê
Um estudo levantou as melhores cidades brasileiras para abrir uma empresa cujo objetivo é encontrar a solução para uma determinada carência do mercado. Joinville está entre elas. Entenda o porquê disso.
Segundo uma pesquisa realizada pela StartupBlink, considerada uma das maiores do mundo em mapeamento de desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, Joinville aparece no levantamento como uma das dez cidades do Brasil com melhor ecossistema para a instalação de startups.
Leia mais: Com foco nos funcionários, empresas aderem a startup de viagens
O termo ficou mais conhecido no país a partir de 2001. Ele diz respeito a uma empresa que começa com custos muito baixos, porém com um grande potencial de crescer e lucrar rapidamente. Atualmente o termo está ligado a um grupo de pessoas trabalhando com inúmeras incertezas, mas buscando modelos de negócio repetível e escalável.
Registrada na nona posição, a cidade de Joinville é a primeira – que não se trata de uma capital – a aparecer no ranking. Essa avaliação foi realizada em mais de mil municípios de cem países. “Joinville é o local ideal para instalar startups de software, informação e fintechs”, apontou a publicação.
Crescimento no número de startups
Um levantamento feito recentemente também mostrou que a cidade tem mais de 167 startups ativas, todas com mais de 2,3 mil colaboradores. Em relação a 2020, o número de pequenas empresas em Joinville cresceu 44%. Há sete anos, eram criadas somente cinco startups por ano. Em 2021, foram criadas 29 novas empresas nesse formato.
“Esse levantamento mostra o amadurecimento do ecossistema de inovação de Joinville e mostra também a integração desse segmento. Aqui em Joinville, a inovação está muito relacionada à indústria que acaba acelerando o processo, porque precisa de novas tecnologias para se manter competitiva no mercado”, alegou Fernando Bade, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Em relações aos ganhos, cerca de 52% dessas empresas apontaram ter ganhos anuais de cem mil reais; 16% estimam faturar entre cem mil e R$ 500 mil; 30% delas apontaram ganhos de R$ 500 mil anuais. Entre 2020 e 2022, Joinville subiu 16 posições entre as cidades empreendedoras.
A procura por investidores continua
Bade destacou a participação do município no Tech Road, que é uma cooperação mútua entre as cidades de Joinville, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul. O objetivo é atrair investimentos e facilitar a troca de informação, além de incentivar os negócios entre as empresas de tecnologias e outras.
Informou também que essa união ajuda a captar mais investidores para a região Sul do Brasil. Bade também alegou que esses pontos positivos os levam para uma posição de destaque nos rankings.
A cidade lançou um Plano de Gestão de Ecossistema de Inovação onde as startups, indústrias, academias e o município – entre outros – então representados. Trabalhando juntos, eles buscam obter um crescimento no ecossistema e de inovação na cidade.
Comentários estão fechados.