Jovens são executados publicamente na Coreia do Norte por assistir doramas
Testemunhas relataram à Radio Free Asia que população foi obrigada a assistir morte de adolescentes.
Dois jovens foram executados na Coreia no Norte após assistir e distribuir doramas – séries adolescentes feitas na Coreia do Sul. É o que disseram testemunhas anônimas à Radio Free Asia.
Leia mais: Coreia do Norte: confira 5 coisas que são proibidas no país
Ainda de acordo com estas fontes anônimas, o fato aconteceu em outubro, na cidade de Hyesan, na fronteira com a China. Os adolescentes foram executados pelo pelotão de fuzilamento do país e a população foi forçada a assistir no aeródromo da cidade.
Um terceiro jovem também teria sido assassinado por tentar matar a madrasta.
“Aqueles que assiste ou distribuem filmes e séries sul-coreanas, e aqueles que rompem a ordem social matando outras pessoas não serão perdoados e serão sentenciados à pena máxima: a morte”, teria dito um dos militares da Coreia do Norte.
Os jovens foram mortos aproximadamente uma semana após o governo anunciar medidas mais restritivas envolvendo mídia estrangeira. As autoridades deram ênfase em conteúdo sul-coreano.
De acordo com o site Koreaboo, execuções assim são raras no país, apesar de não serem obsoletas. Além disso, são usadas para assustar a população para que continuem em sua obediência submissa.
Mundo ficou em choque com a execução dos jovens na Coreia do Norte
A morte dos jovens, sobretudo por este motivo, chocou o mundo assim que a história se espalhou. Cidadãos da Coreia do Sul, além de chocados, ficaram enojados com a notícia e veem que o sonho de os dois países se unirem está cada vez mais distante.
“Aposto que você mesmo, Kim Jong-un [líder supremo da Coreia do Norte], ouve nossos e assiste aos nossos doramas. O quão egoísta você pode ser como ditador?”, revoltou-se um sul-coreano. “Séries que assistimos confortavelmente no chão de nossos quartos é algo que coloca a vida de norte-coreanos em risco”, queixou-se outro.
“Jovens em idade escolar, tão novos… Isso é loucura. É por isso que as pessoas estão desertando o país”, escreveu um internauta. “É triste que sejamos o único país dividido no mundo. Mas a Coreia do Norte antagoniza tanto a nossa cultura que uma reunificação é impossível”, comentou outro.
O que é dorama?
Ao pé da letra, um dorama é um drama coreano, geralmente voltado para um público adolescente ou jovem-adulto. Entretanto, qualquer produção sul-coreana pode ser, de certa forma, caracterizada por esta nomenclatura.
Os doramas existem desde a década de 1960, as só se popularizam fora da Ásia na última década.
Comentários estão fechados.