Lavar frango na pia: pode ou não pode?
Essa é uma prática bastante reproduzida durante o preparo de alimentos, mas vem acompanhada de controvérsias.
No dia a dia de residências familiares, restaurantes e lanchonetes, o ato de lavar o frango durante o seu preparo para consumo é bastante comum. Contudo, isso é extremamente contraindicado.
Segundo especialistas, lavar o frango ou qualquer outro tipo de carne pode potencializar a transmissão de bactérias, fungos e outros micróbios para o alimento.
Isso porque a água utilizada pela lavagem, que por sua vez cai da torneira da pia, pode trazer consigo micro-organismos oportunistas. Massagear e enxaguar o frango em bancadas pode ter o mesmo efeito.
Para se ter uma ideia, pelo menos uma dezena de bactérias perigosas podem entrar em contato com as carnes durante essa manipulação indevida. A principal delas é a Salmonella, que pode levar seres humanos a quadros de saúde delicados.
E por falar em quadros de saúde delicados, vale destacar que a má higienização de alimentos, sejam eles de qualquer tipo, pode gerar as chamadas doenças transmitidas por alimentos (DTA), que são justamente males semelhantes àqueles provocados pela Salmonella.
Como fazer a higienização, então?
Bom, apesar de a lavagem de frango, carne e alimentos do tipo não ser uma opção muito segura, a higienização desses alimentos deve acontecer de alguma forma. Porém, ainda de acordo com especialistas em higiene de alimentos in natura, a higienização necessária não é necessariamente feita com água.
Resumidamente, deve-se descongelar o frango (caso esteja congelado) e, quando o descongelamento estiver finalizado, o segundo passo é simplesmente cortar a carne como preferir, remover pele e ossos, se for o caso e temperá-la a gosto.
Por fim, basta levar a proteína para assar, fritar ou cozer, sempre em temperaturas superiores a 70ºC, que é suficiente para matar qualquer tipo de micro-organismo que eventualmente esteja escondido na carne.
Outra ação importante é higienizar bem facas, vasilhas e tábuas usadas no preparo do frango para evitar contaminação cruzada. Boas formas de fazer essa higienização é lavando os utensílios com água corrente e sabão neutro ou esterilizando a altas temperaturas.
Para mais dicas de higienização de frango, carnes e outros alimentos frescos, confira esse manual criado pelo Ministério da Saúde.
Comentários estão fechados.