Saiba tudo sobre a Literatura Medieval

Quais as características, os temas mais abordados e os principais escritores desse gênero, além do que foi o trovadorismo.

0

A Literatura Medieval é uma das mais vastas e compreende tudo o que foi produzido durante a Idade Média (daí, o seu nome) até o Renascimento. Ou seja, toda a produção desde o século V, passando pelo XV, até o fim do XVI.

As obras dessa época tinham forte apelo aos temas religiosos, por isso, muitas delas eram escritas por monges, arcebispos, bispos e papa. A literatura, entretanto, ficava restrita aos membros do clero e nobreza, pois, a maioria da população era analfabeta.

Uma das figuras que se destacam neste período são os trovadores. Conheça mais sobre a Literatura Medieval nas seções a seguir, assim como suas características e principais autores da época.

Quais são as características da Literatura Medieval?

Alguns detalhes se destacam como descritivas da Literatura Medieval. Elas se devem ao próprio contexto histórico do movimento. Na primeira parte da Idade Média (Alta Idade Média), compreendida entre os séculos V e IX, houve a forte influência do sistema feudal, expansão de grandes reinos e do islamismo.

narrativa medieval

Na segunda parte, dita a Baixa Idade Média (século X ao XV), houve a crise do sistema feudal com a expansão do cristianismo por meio das Cruzadas. Consequentemente, vieram o renascimento urbano e comercial com a formação das monarquias nacionais.

Veja quais são as principais características da Literatura Medieval:

forte presença de temas religiosos, incluindo alma humana, santos, existência de Deus, moral cristã, interpretações da vida cotidiana sob a ótica religiosa e passagens da Bíblia. A isso deve-se o conceito de teocentrismo, ou seja, Deus no centro do mundo, além da forte influência da Igreja sobre a vida das pessoas

  • textos escritos em pergaminhos no idioma Latim
  • confecção de livros à mão e posterior reprodução pelos monges, então, chamados copistas
  • ilustrações usando iluminuras, desenhos feitos às margens das folhas
  • presença de histórias contando feitos heróicos a partir do século XII, por meio de relatos de guerras e batalhas, cavaleiros e Cruzadas
  • uso para fins educacionais devido ao alto índice de analfabetismo

Quais são os principais escritores medievais?

Vários escritores destacam-se entre aqueles que se dedicaram à literatura medieval. Os principais são:

  • Dante Alighieri
  • Giovanni Boccaccio
  • Santo Agostinho
  • São Tomás de Aquino
  • Pedro Abelardo
  • Geoffrey Chaucer
  • Boecio
  • Paio Soares de Taveirós

O que foi o Trovadorismo?

O trovadorismo foi um movimento nascido no século XII e é tido como a primeira manifestação literária de língua portuguesa. Ele nasceu, entretanto, na região da Provença Francesa para, depois, se espalhar pela Europa.

Os trovadores eram autores de jograis e cantigas acompanhadas por música. A poesia trovadoresca foi dividida entre poesia satírica (temas profanos e críticas sociais) e lírica (temas amorosos).

A prosa, por sua vez, dividiu-se em novelas de cavalaria (grandes feitos dos cavaleiros medievais), cronições (crônicas de valor histórico), nobiliários (histórias genealógicas de nobres medievais ou livros de linhagem) e hagiografias (biografias de santos).

As principais obras desse movimento são as cantigas de escárnio, amor, amizade e maldizer. Entre os trovadores proeminentes, destacam-se Paio Soares de Taveirós, Dom Dinis e Dom Duarte.

Porém, além dele, fez parte da Literatura Medieval o movimento literário de transição para o Humanismo no final do século XV. É a transição da cultura medieval para a clássica, com a vinda do teatro popular, poesia palaciana e prosa historiográfica.

Curiosidade sobre a Literatura Medieval:

Duas grandes figuras literárias presentes, ainda, hoje, surgiram com a Literatura Medieval. Com o Ciclo Literário Arturiano, nasceu Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Em 1375, Robin Hood, herói que rouba dos ricos para dar aos pobres, surgiu através da literatura popular inglesa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.