Lobo-guará causa tumulto na web e confunde gringos; Assista
Post mostrando animal atravessando rua gerou curiosidade e discussão entre internautas.
Por mais que você nunca tenha visto um lobo-guará em carne e osso, com certeza sabe do que se trata e poderia reconhecê-lo com certa facilidade, não é mesmo? Não foi o caso para um grupo de internautas gringos que ficaram confusos com um vídeo desse animal atravessando a rua.
Leia mais: Lobos realmente podem se apegar a humanos como cães
O vídeo (assista abaixo) foi compartilhado no Twitter por Reg Saddler. As imagens mostram o lobo-guará atravessando calmamente a rua. “Alguém sabe o que é isso?”, indagou o internauta.
A publicação já ultrapassou 2 milhões de views e teve milhares de respostas. Alguns usuários da rede social ficaram tão confusos quanto ele, outros ficaram chocados e mais uma parte de pessoas ficou assustada.
Enquanto alguns batiam o pé afirmando se tratar de um lobo, outros acharam o animal muito parecido com uma raposa. Teve gente, ainda, que jurou de pé junto tratar-se de uma hiena ou coiote. E, claro, teve quem falasse que o vídeo é falso.
Fim do mistério do lobo-guará
A página Fascinating (@fasc1nate, no Twitter) compartilhou o vídeo com a resposta correta. “O lobo-guará é um grande canídeo nativo da América do Sul. Apesar de sua aparência, não é nem raposa, nem lobo”, escreveu.
The maned wolf is a large canine native to South America. Despite its appearance, it's neither a fox or wolf. pic.twitter.com/efgFnHhwB3
— Fascinating (@fasc1nate) December 4, 2022
Parece, mas não é
O “lobo” em lobo-guará é só apelido. De acordo com o site O Eco, o animal não pertence ao gênero Canis, que engloba cães, lobos, coiotes e chacais. Tampouco ele pertence ao gênero Vulpes, das raposas. Curiosamente, é uma espécie única.
Nosso amigão do vídeo é o maior canídeo nativo da América do Sul. Acredite se quiser, ele pode chegar a incríveis 1m de altura e 1,30m de comprimento. Além disso, pode chegar a pesar de 20 a 23 kg.
Ele vive em toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai. O canídeo adora áreas de vegetação aberta, como campos, cerrados e florestas de cerrado e, por ser onívoro, tem uma dieta variada: come pequenos mamíferos, aves, insetos, répteis e algumas frutas.
Aliás, o lobo-guará é um grande apreciador da fruta-do-lobo. E a fruta precisa que o animal a inclua na dieta, pois ele é seu principal dispersor de sementes.
Infelizmente, o canídeo está classificado como “quase ameaçado” de extinção, devido à sua constante perda de habitat e à caça predatória. Atropelamentos e a expansão da agricultura também entram na equação. Neste último caso, o problema está nos conflitos entre o lobo-guará e animais domésticos.
Comentários estão fechados.