Lula pede para que os estudantes se inscrevam no Enem 2023 até sexta-feira

Em programa oficial transmitido pela internet, o Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que os estudantes brasileiros se inscrevam para o exame.

Nesta semana, o presidente brasileiro Luiz Inácio lula da Silva reforçou o apelo para que os estudantes e jovens se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. As inscrições para a prova deste ano terminam na sexta-feira (16).

Veja também: Consulta liberada! Confira o resultado do pedido de isenção para o Enem 2023

Em uma conversa transmitida pela internet, Lula reforçou que é preciso retomar a valorização do Enem. “É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16″, disse o mandatário.

“Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, continuou Lula.

O bate-papo faz parte do programa “Conversa com o Presidente”, transmitido pelas redes sociais semanalmente às terças-feiras, 8h30.

Enem 2023; inscrições até sexta (16)

Lula disse recentemente que a “educação é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana e para o crescimento de um país”. A fala foi feita como forma de incentivar a participação para o Enem 2023.

No momento em que fez esse comentário, o presidente estava participando da inauguração de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Para participar da edição de 2023 do Enem, os candidatos devem fazer a inscrição pelo site do Inep. A taxa é de R$ 85 e precisa ser quitada até o dia 21 de junho. As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Para que serve a nota do Exame

A nota Enem tem várias finalidades e pode ser utilizada para diferentes propósitos. Uma das principais é a seleção para o ingresso em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas.

Muitas universidades e faculdades utilizam a nota como parte do processo seletivo, seja como critério único ou em combinação com outros fatores.

Ela é a base para o ingresso em programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite o acesso a vagas em universidades públicas, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas.

Fora isso, a nota do Enem é um requisito para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Trata-se de um programa do governo que oferece financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.