Lutécio

O lutécio (símbolo químico Lu, número atômico 71) é um elemento metálico, branco e prateado. Geralmente ocorre em associação com o ítrio.

0

O lutécio (símbolo químico Lu, número atômico 71) é um elemento metálico, branco e prateado. Geralmente ocorre em associação com o ítrio. É o mais pesado e mais difícil de encontrar dos elementos de terras raras. Às vezes é usado em ligas metálicas e como catalisador em vários processos.

Encontrado com quase todos os outros metais de terras raras, mas nunca por si só, o lutécio é muito difícil de separar de outros elementos. Consequentemente, é também um dos metais mais caros, custando cerca de seis vezes mais por grama do que o ouro.

O principal minério de lutécio comercialmente viável é a monazita de fosfato mineral de terras raras, que contém 0,003% do elemento. O metal puro de lutécio só foi recentemente isolado e é muito difícil de preparar.

É separado de outros elementos terrosos raros por troca iônica e, em seguida, obtido sob a forma elementar por redução de anidro.

História

Lutécio foi descoberto independentemente em 1907 pelo cientista francês Georges Urbain e pelo mineralogista austríaco Barão Carl Auer von Welsbach. Ambos os homens acharam o lutécio como uma impureza no mineral itérbia.

A separação do lutécio do itérbio de Marignac foi descrita pela primeira vez por Urbain e a honra de nomeação, portanto, foi para ele. Ele escolheu os nomes neotérbio (novo itérbio) e lutécio para o novo elemento. A grafia do elemento 71 foi alterada para lutécio.

Welsbach propôs os nomes de cassiopium para o elemento 71 e albebaranium para o novo nome de itérbio, mas essas propostas de nomenclatura foram rejeitadas (embora muitos cientistas alemães nos anos 50 tenham chamado o elemento 71 de cassiopium).

Características notáveis

Uma correlação estrita entre os blocos da tabela periódica e as séries químicas para átomos neutros descreveria o lutécio como um metal de transição porque está no bloco d. Entretanto, é classificado como um lantanídeo, de acordo com IUPAC.

O lutécio é um metal trivalente resistente à corrosão que é relativamente estável no ar.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.