Luzes piscando em algum cômodo da residência; Saiba como proceder

Se alguma luz na sua casa está piscando, acompanhe detalhes de como proceder diante desse casos.

Não há motivos para se assustar quando sua luz começa a piscar. Não significa nenhum aviso transcendental, mas sim um efeito puramente elétrico. Pode ser um defeito na fiação ou alguma folga no disjuntor.

Há diversos motivos causadores da luz piscando, desde algo simples a um problema mais sério. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não haver problemas maiores. Para saber mais, acompanhe o texto!

Veja mais em: Bioluminescência – Entenda a luz do vaga-lume

Qual o sentido do problema?

É comum haver reclamações de luzes piscando em algum cômodo da residência, até mesmo com o interruptor desligado. As lâmpadas fluorescentes são as líderes no campo dessas reclamações, mas, você sabe qual é o motivo?

Existem algumas razões para esse acontecimento. O primeiro deles é uma instalação elétrica mal feita. Nesse contexto, a fase ao invés de interromper o interruptor vai diretamente para o receptáculo da lâmpada, interrompendo o neutro.

Um efeito eletromagnético também pode ser responsável pelo pisca. Isso acontece porque quando se liga um aparelho na tomada, pode ocorrer um retorno entre o cabo, a lâmpada e a fase da tomada. Provocando, deste modo, um efeito magnético que induz um nível de tensão baixo no retorno, mesmo pequeno, capaz de fazer com que as lâmpadas fiquem piscando.

Como proceder?

Todo cuidado com eletricidade em casa é pouco. Nesse sentido, caso sua luz esteja piscando, tome uma providência o mais breve possível, pois elas podem colocar em risco toda a residência.

Se você trocou as lâmpadas e isso não foi suficiente, busque ajuda de um eletricista de confiança para resolver o seu problema. No que se trata de eletricidade, é importante ter em mente que o “barato pode sair caro”, então invista em um profissional de qualidade.

Utilize materiais também de qualidade na hora da manutenção e evite comprar aqueles que não possuem selo de segurança. Além disso, faça reparos constantes na sua rede elétrica para evitar problemas maiores e manter sempre a sua casa protegida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.