Macaco-caiarara – Habitat, Características, Alimentação e Reprodução

Saiba quais são os locais em que vive, características da espécie, alimentação e processo de reprodução do macaco-caiarara.

O macaco-caiarara (Cebus kaapori) é um primata endêmico do Brasil. Esta espécie está localizada nos estados brasileiros do Pará e Maranhão ao longo da costa Atlântica ao norte do país.

Os Cebidae são uma das cinco famílias de macacos do Novo Mundo que são reconhecidas. Eles geralmente são pequenos macacos, variando em tamanho, com um comprimento de corpo de 33 a 56 cm, e um peso de 2,5 a 3,9 kg.

Eles são pouco variáveis ​​em forma e coloração, mas todos têm o nariz largo e plano, típico dos macacos do Novo Mundo.

Habitat

Geralmente é encontrado em regiões de floresta densa, onde a comida é mais abundante, mas também pode ser encontrado em áreas de crescimento secundário durante a estação seca.

Como a maioria dos macacos desta espécie, o Cebus kaapori é diurno, arbóreo e onívoro, e sua dieta consiste em pequenos animais e plantas.

Alimentação

Os  macaco-caiarara comem porções aproximadamente iguais de plantas e animais, alimentando-se principalmente de frutos maduros, pequenos insetos e invertebrados, como aranhas, caracóis, vespas, lagartas, gafanhotos, formigas e ovos de aves. Ele pesa cerca de 2 a 3 kg.

Reprodução

O macaco-caiarara é polígamo, e as fêmeas geralmente dão à luz um bebê por nascimento, sendo raros nascimentos de gêmeos.

Os nascimentos geralmente ocorrem a cada dois anos, mas podem ocorrer mais próximos se um bebê morrer, com um período de gestação de 150 a 180 dias.

Anteriormente considerada uma subespécie do Cebus olivaceus, foi recentemente elevado ao status de espécie. A espécie não corre risco de extinção.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.