Mãe busca conselho em rede social: filha é punida pela professora de maneira controversa

Ao voltar da escola, filha conta à mãe que foi punida com o “tratamento do silêncio” pela professora.

Uma professora puniu uma aluna que havia pedido para retornar à sua sala antes dos colegas, pois não gostava do filme escolhido pela escola. Ao voltar para casa, a aluna contou à mãe que foi induzida a ficar “fora do alcance” dos outros alunos.

Confusa, a mãe fez uma postagem em uma comunidade no Reddit buscando conselhos sobre como agir nessa situação.

O post do Reddit

Uma mãe veio à rede social Reddit, na comunidade r/Parenting, pedir conselho sobre uma situação com sua filha na escola que a deixou apreensiva e confusa.

“Eles tiveram uma competição de leitura na escola dela… Ela leu o bastante para escolher entre 5 presentes. Um dos presentes foi um dia de filme na escola.”

“Hoje ela veio para casa e estava chateada e apreensiva em me dizer que se meteu em um problema”, compartilhou a mãe por meio da postagem.

A punição da professora

“Hoje foi o dia do filme dela e ela não gostou do filme”, conta a mãe, explicando que a filha pediu à professora responsável pela turma para retornar à sala. De acordo com a filha, a professora compreensivamente respondeu “Sim, claro, querida”, mas, ao retornar à sala, disse que ela foi rude e a puniu.

A punição foi deixá-la “fora do alcance” das outras crianças, pedindo para que elas não interajam com a garota, ignorando-a pelo resto do dia.

“Minha filha é super-educada e nunca se mete em problemas. Qualquer funcionário da escola ou adultos em volta dela sempre diz coisas boas sobre ela. Eu só estou confusa.”

Consequências do “tratamento do silêncio”

O psicólogo Ricardo Milito, em uma matéria no site da Uol, condena a punição como o comportamento de um abusador que, frustrado, tenta inferiorizar a vítima do abuso.

“O agressor, quando está frustrado, se recusa a dialogar e decide não falar como forma de punir e inferiorizar o outro”, explica o psicólogo.

Opinião da mãe e dos usuários da rede

A mãe opina dizendo: “Eu não vejo por que ela deveria ser forçada a assistir a um filme que é um PRÊMIO, foi apresentado como opcional, e não era educacional”.

Alguns usuários comentam expressando também a sua visão envolvendo a situação e dizem que a mãe tem todo o direito de se sentir frustrada pela filha.

“Eu dou aula na mesma série. Por favor, fale com a professora primeiro. Pergunte o que a punição significa. Até mesmo as melhores alunas podem interpretar mal”. Esse usuário comenta e ainda reforça que não acha que a filha está errada, porém, é sempre necessário nessas situações ter certeza dos detalhes com um adulto responsável.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.