Os dez maiores desertos do mundo
Confira uma lista com os maiores desertos quentes e frios do mundo, com sua localização, características e pequeno histórico de formação.
O planeta Terra é dotado de diferentes formações resultantes do seu próprio processo de formação, bem como a ação da natureza e, principalmente, do homem. Um dos ambientes que desperta bastante atenção dos estudiosos são os desertos.
Quando mencionamos o termo, sempre vem à mente uma imensa porção de areia e um lugar muito, muito quente. Sim, grande parte dos desertos, de fato, fica em locais de temperaturas mais altas mas, as formações desérticas são tão variadas quanto as demais.
Confira, a seguir, um breve conceito de deserto seguido de uma lista contendo os dez maiores exemplares do mundo.
O que é deserto?
Geograficamente falando, desertos são formações que recebem pouca precipitação pluviométrica, ou seja, chuva. Mas, é pouca mesmo, chegando a índices abaixo de 400 mm por ano. Cerca de 20% da superfície terrestre é constituída por desertos.
Os desertos são formados pelo processo de desertificação do solo, isto é, a perda de vegetação, além da ação do vento. As paisagens desérticas são típicas e refletem o desenvolvimento reduzido do solo e escassez de vegetação.
O solo é constituído, principalmente, de areia com formação de dunas porém, as terras baixas podem ser, também, formadas por sal, como veremos adiante. Alguns contêm depósitos de minerais valiosos formados pela exposição à erosão e ambiente árido.
A vegetação, quando existente, é rala e espaçada, com exemplares de gramíneas e arbustos de pequeno porte, ocupando os espaços onde a pouca água possa se acumular. Quanto à fauna, é composta por roedores, répteis e insetos.
Entre os exemplos, estão gatos do deserto, ratos-cangurus, lagartos e serpentes. Assim como as plantas, eles são resistentes à falta de água e saem de suas tocas à noite. Alguns deles passam a vida toda sem ingerir uma só gota do líquido, extraindo-o de alimentos.
Nos desertos de areia, é frequente a formação de uma área isolada de vegetação vizinha à alguma nascente de água doce. São os oásis, muito importantes para as caravanas e rotas de comércio nessas áreas desérticas.
Mesmo diante de um ambiente hostil passível de mortes por insolação e desidratação, algumas culturas, como os tuaregues, beduínos e índios pueblos fizeram o deserto de lar por muitos séculos, adaptando-se às variações de temperatura e tempestades de areia.
Graças à tecnologia, as regiões desérticas acabaram menos inóspitas graças ao uso de sistemas avançados de irrigação, ar condicionado e dessalinização. Fazendas são, amplamente, encontradas em Israel e Estados Unidos, por exemplo.
Tipos de deserto
A classificação dos tipos de deserto varia conforme suas características predominantes. Existem desertos frios cobertos de neve nos quais a precipitação cai e permanece congelada e compacta. Ou, desertos não polares, constituídos por sal e areia.
Abaixo, listamos os principais tipos de deserto. Confira.
Desertos de Monção
Monções são sistemas de vento que se desenvolvem em resposta a variações de temperatura entre oceanos e continente. Por isso, esses processos se modificam entre as estações do ano. São exemplos de desertos de monção o Thar (Paquistão) e do Rajastão.
Regiões de ventos contra-alísios
Esses desertos se formam a partir do aquecimento do ar junto à região equatorial. Os ventos contra-alísios são presentes nas faixas divididas pela Linha do Equador e dissipam as nuvens, permitindo maior incidência da luz solar.
A maior parte dos desertos do mundo está localizada nessas regiões. Entre eles, está o Deserto do Saara, que já registrou temperaturas de 58°C durante o dia e temperaturas muito baixas à noite.
Desertos Costeiros
O tipo de formação, normalmente, está localizado nas bordas ocidentais próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio, afetados por correntes oceânicas frias que correm junto à costa. Nessas regiões, o ar frio ocupa menor umidade que o ar quente.
Os desertos costeiros estão, normalmente, localizados em regiões montanhosas ou paralelas à costa, onde os ventos foram uma barreira que forçam a massa de ar para cima, precipitando a umidade em forma de chuva ou neve.
Além disso, possuem características complexas e instáveis. Como produtos de sistemas oceânicos, terrestres e atmosféricos, podem apresentar nevoeiros originadas de correntes frias que cobrem a superfície com um manto bloqueando a radiação solar.
Um típico exemplo é o Deserto do Atacama que apresenta bloqueios costeiros de dois lados. Um deles impede que a umidade do Pacífico se expanda e, para o leste, os Andes bloqueiam a umidade que vem a Amazônia.
Latitudes Médias
Localizados, também, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, estão distantes das bacias de escoamento oceânicas e apresentam variações anuais de temperatura. Sua formação se dá pela movimentação das massas de ar e a falta de umidade dos trópicos.
São exemplos os Desertos do Mojave e Sonora, nos Estados Unidos.
Desertos Polares
Sabe aquela ideia que você tem de deserto quente cheio de areia? Esqueça! Esses aqui são cobertos por rochas, cascalhos e neve. São áreas onde a evaporação supera a precipitação anual e as baixas temperaturas fazem com que a água fique congelada.
Localizados na Groenlândia e Antártida.
Barreiras ao ar úmido
A formação desse tipo de deserto se dá devido às barreiras montanhosas que não permitem a chegada de nuvens úmidas. Dessa forma, na medida em que o ar sobe na montanha, a água se precipita e o ar quente perde o conteúdo úmido.
O deserto, então, se forma no lado oposto. O deserto da Judéia, situado na Palestina e Israel, além do Vale da Morte, nos Estados Unidos, são dois exemplos.
Os maiores desertos do mundo
Veja, a seguir, quais são os maiores desertos do mundo e suas principais características:
1º Lugar: Antártida
Com 14.000.000 km² de extensão, registra temperatura média de -30°C mas, já acusou -80°C. As moradas humanas são relacionadas às estações de pesquisa. As altitudes médias chegam a 2.000 m e os principais animais são focas, baleias, pinguins e gaivotas.
2º Lugar: Saara
O deserto mais conhecido do mundo tem 9.000.000 km². É o maior dos desertos quentes e envolve áreas do Sudão, Tunísia, Níger, Mauritânia, Marrocos, Mali, Líbia, Egito, Chade e Argélia. Apresenta pontos férteis próximos ao Nilo, dunas móveis e corpos rochosos.
3º Lugar: Deserto da Arábia
Os 1.300.000 km² de extensão cobrem os territórios de Iêmen, Kuwait, Omã, Iraque, Jordânia, Síria e Arábia Saudita, no Oriente Médio. É uma das áreas de menor biodiversidade da Terra mas, é rico em minerais, como o petróleo, e ricas construções.
4º Lugar: Deserto de Gobi
Localizado ao norte da China e no sul da Mongólia, tem 1.125.000 km² de extensão. O relevo é marcado por dunas e montanhas rochosas. Apresenta flora e fauna escassa mas, abriga populações humanas, na maioria nômades.
5º Lugar: Kalahari
O segundo maior da África tem 930.000 km² de extensão. Cobre os territórios de Zimbábue, Zâmbia, Namíbia, Angola, África do Sul e Botsuana. Possui fauna e flora, relativamente, diversificada, além de abrigar tribos africanas.
6° Lugar: Deserto Arenoso
Localizado na Austrália, possui 414.000 km² de extensão e, também, é conhecido como o Deserto do Oeste.
7º Lugar: Deserto Kara Kum
Tem extensão de 350.000 km² e está situado no Turcomenistão. Sua população é esparsa com média de uma pessoa a cada 6,5 km².
8º Lugar: Deserto de Taklamakan Shamo
A extensão de 344.000 km² está localizada na Ásia Central, próximo à China.
9º Lugar: Deserto da Namíbia
Ocupando territórios da Namíbia e Angola, o deserto tem, aproximadamente, 310.000 km² de extensão. É considerado como a maior reserva de caça da África.
10º Lugar: Deserto Thar
Conhecido como Deserto Indiano, está localizado próximo ao Paquistão e tem extensão aproximada de 260.000 km².
Outros desertos
A lista de desertos é extensa por isso, além dos maiores do mundo, dividimos os já registrados por regiões geográficas. Vamos lá?
América do Sul
- Deserto do Atacama (região mais seca da Terra) – Chile e Peru
- Deserto de La Guajira – Colômbia/Venezuela
- Deserto de Monte – Argentina
- Deserto da Patagônia – Argentina e Chile
- Deserto de Sechura – Peru
América do Norte
- Channeled Scablands
- Deserto de Chihuahuan – México
- Deserto de Mojave
- Deserto de Sonora – EUA e México
- Deserto do Grande Lago Salgado – Utah
- Deserto Pintado -Arizona
- Deserto de Amargosa
- Deserto de Black Rock – EUA
- Deserto de Smoke Creek – EUA
- Ninfeta Brasileira – Maine
- Deserto de Carcross – Território de Yukon
- Deserto de Alvord
- Deserto Vermelho – Wyoming
- Deserto de Sevier
- Deserto de Lechuguilla – Arizona
- Deserto de Yp
- Deserto de Yuha
- Deserto de Yuma
- Planalto do Colorado
- Deserto do Colorado
- Deserto Fantasma
Oriente Médio
- Dasht-e Kavir – Irã
- Dasht-e Lut – Irã
- Deserto Judeu – Israel
- Deserto de Maranjab
- Deserto de Negueve – Israel
- Ramlat al – Sab`atayn
- Areias de Wahiba – Omã
Europa
- Semi Deserto de Accona – Itália
- Bardenas Reales – Espanha
- Deserto de Błędowska – Polônia
- Deliblatska Peščara -Voivodina
- Deserto de Monegros – Espanha
- Areias Oleshky – Ucrânia
- Oltenia-Romênia
- Piscinas – Itália
- Deserto de Tabernas -Almería
Oceania
- Deserto Central – Centro da Austrália
- Deserto de Gibson – Centro da Austrália
- Grande Deserto de Victoria
- Deserto de Rangipo
- Deserto de Simpson
- Deserto de Strzelecki
- Deserto de Tanami
- Deserto Rochoso de Sturt
- Deserto de Pedirka
Ásia
- Deserto de Badain Jaran – China
- Deserto de Betpak-Dala – Cazaquistão
- Deserto de Cholistão – Índia e Paquistão
- Dasht-eKavir
- Dalasc-e Lut
- Deserto do Vale do Indo – Paquistão
- Deserto de Kharan – Paquistão
- Kysyl Kum – Cazaquistão e Paquistão
- Deserto de Lop – China
- Deserto de Ordos – norte da China
- Rub’al-Khali – Arábia Saudita
- Deserto de Thal- Paquistão
Ártico
- Deserto Ártico
- Rússia Ártica
África
- Deserto da Argélia – parte do Saara, Argélia
- Deserto Azul – Egito
- Semi deserto Karoo – África do Sul
- Deserto da Líbia – parte do Saara, Líbia
- Deserto da Núbia – Sudão
- Deserto de Owami – Nigéria
- Deserto do Sinai – Península do Sinai, Egito
- Deserto Azul
- Deserto Branco – Egito
- Deserto de Moçâmedes – Angola
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.