Gigantes do Globo: Os 10 maiores países do mundo por território

Confira o ranking dos maiores países do mundo por extensão territorial e curiosidades geográficas sobre as nações que compõem a lista.

0

As porções territoriais do planeta Terra atingem um total de 149,3 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde cerca de 29% da superfície terrestre. Dentre essa porcentagem, estão incluídos os continentes e seus países.

Atualmente, o então considerado “Planeta Água”, detém um número de 194 nações, com as mais diversas culturas, dialetos e extensão de terra.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de dados divulgados no ano de 2010, o ranking dos 10 maiores países do mundo por território é:

10- Argélia

Bandeira Argélia

Correspondendo a cerca de 2 381 741 km², a República Argelina Democrática e Popular é o maior país do continente africano logo após a fragmentação do Sudão do Sul do então Sudão.

Por fazer fronteira com outros setes países, os idiomas falados são o árabe e o berbere, sendo possível encontrar nativos que também utilizam do francês para se comunicar.

9- Cazaquistão

Bandeira Cazaquistão

Situada na Ásia Central, a República do Cazaquistão é considerada o nono país com maior extensão territorial do mundo, com uma área que contabiliza cerca de 2 724 900 km².

Mesmo fazendo fronteira com cinco países, dentre eles a China, a língua oficial do Estado é o cazaque ou cazaquistanês. Todavia, o russo é muito utilizado, principalmente nas relações de negócio.

8- ArgentinaBandeira da Argentina

Considerado o segundo maior país da América Latina, atrás apenas do Brasil, a Argentina possui um território de aproximadamente 2 780 400 km². Tendo o espanhol como o idioma oficial, o país faz fronteira com cinco países: Brasil, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai.

7- Índia

Apesar de ocupar a posição de sétimo maior país do mundo, com uma área total equivalente a 3 287 590 km², a Índia é considerada o segundo país mais populoso do globo, com um total de 1,339 bilhões de habitantes.

Situada na Ásia Meridional, os idiomas oficiais reconhecido pelo governo são o hindu e o inglês e os principais países vizinhos são a China, Nepal e Paquistão.

6- Austrália

Posicionada na Oceania, o território australiano atinge um total que se aproxima dos 7 692 024 km² e faz fronteira marítima com países como Indonésia, Nova Zelândia, Timor-Leste, Papua-Nova-Guiné e Nova-Caledônia.

Apesar do inglês ser considerado com língua oficial, existem atualmente mais de 200 dialetos provindos da cultura indígena, sobretudo dos povos aborígenes, além do mandarim, considerado o segundo dialeto não inglês mais falado.

5- Brasil

Sendo o maior país da América do Sul e o quinto mundialmente, a República Federativa do Brasil dispõe de uma área territorial de 8 515 767 km². Apesar de fazer fronteira com dez países, dentre eles a Venezuela, Argentina, Colômbia, Bolívia e Peru, o idioma oficial é o português, sendo falado por aproximadamente 209,3 milhões de habitantes.

4- Estados Unidos

Com uma extensão territorial que chega aos 9 371 174 km², os Estados Unidos da América ocupam a quarta posição do ranking dos países mais populosos do mundo. Apesar de cada Estado da nação estadunidense ter autonomia para escolher seu próprio idioma, o inglês ainda é a língua mais falada.

Situado na América do Norte, o território americano faz limite com países como o Canadá, México e até mesmo a Rússia, por meio da fronteira marítima das Ilhas Diomedes.

3- China

Classificado como o país mais populoso do mundo, a República Popular da China ocupa o terceiro lugar dos países com maior extensão territorial, com aproximadamente 9 596 961 km².

Situado na Ásia Oriental, o idioma oficial é o mandarim, tendo outros dialetos bastante usados, como o cantonês e o “wu”. Em razão da sua dimensão, o território chinês faz fronteira com quatorze países, dos quais os mais conhecidos são a Coréia do Norte, Índia, Rússia e o Paquistão.

2- Canadá

Bandeira do Canadá

Ocupando a posição de segundo maior país do mundo, o Canadá abrange cerca de 9 984 670 km² de área terrestre, além de ter a maior fronteira em linha reta com os Estados Unidos. Devido às expedições francesas e britânicas, os idiomas oficiais são o inglês e o francês.

1- Rússia

Bandeira RússiaCom uma área total de aproximadamente 17 098 246 km², a Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial, isso sem considerar a península da Crimeia.

Em dados geográficos, a Rússia possui o dobro da área brasileira, além de ocupar a metade do continente europeu e um terço do continente asiático. O idioma oficial é o russo e os países que fazem as três maiores fronteiras internacionais são a China, Cazaquistão e a Mongólia.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.