Conheça os 12 maiores terremotos que já atingiram o Brasil
Algumas pessoas acham que é impossível acontecerem terremotos no Brasil, devido a sua localização. Porém, as falhas geológicas podem proporcionar tremores de terra no país.
Os terremotos são abalos sísmicos que acontecem em decorrência da movimentação de placas tectônicas. Os tremores acontecem porque existe a liberação de energia, como consequência do deslocamento, que se propaga pela superfície do planeta como ondas sísmicas.
As atividades sísmicas são mais frequentes nas regiões que se encontram nas bordas das placas tectônicas. Por isso, é constantemente afirmado que regiões localizadas no meio de placas tectônicas não possuem a incidência de abalos sísmicos.
O Brasil está situado na placa Sul-Americana, distante de suas bordas, mas possui histórico de terremotos no país. Esse fato se explica pela ocorrência de falhas geológicas na sua superfície, causando terremotos.
Falhas geológicas são rupturas de blocos rochosos ou de faixas da superfície terrestre, causando deslocamento de partes da superfície, de centímetros ou quilômetros, em uma região.
Esse fenômeno ocorre como resultado da pressão exercida pelas placas tectônicas. Essa força excede a capacidade de resistência das camadas rochosas, originando o rompimento da superfície.
No surgimento das falhas acontece a liberação da energia energia acumulada até o momento que se excede a resistência e elasticidade da faixa da superfície.
No Brasil existem 48 falhas geológicas, sendo estas as principais regiões que desencadeiam os abalos sísmicos no país.
O único terremoto que causou mortes no Brasil ocorreu em 2007 em Minas Gerais, com magnitude de 4.9.
O nível de magnitude dos terremotos podem variar, sendo o de maior intensidade que ja atingiu o país de 7.6 na Escala Richter.
Veja a lista dos maiores terremotos que já atingiram o Brasil.
Veja também: Os 20 maiores terremotos da história
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.