Mais antiga que as pirâmides! Praça de pedra é descoberta no Peru
Saiba mais sobre uma praça monumental de pedra descoberta no Peru. A sua datação indica que ela foi construída antes das pirâmides do Egito.
Dois professores de antropologia da Universidade de Wyoming lideraram a descoberta de uma monumental praça de pedra no Peru. A equipe, comandada por Jason Toohey e Melissa Murphy, é também composta por estudantes de graduação e pós-graduação do Peru e dos Estados Unidos.
Veja também: Pesquisadores encontram múmia de 1 mil anos em bairro residencial no Peru; confira detalhes
Eles realizam escavações no sítio desde 2018. Os resultados da pesquisa saíram na revista Science Advances.
Detalhes do monumento: o que era feito no local
A praça está localizada no sítio arqueológico de Callacpuma, na Bacia de Cajamarca, no norte do Peru. Entre suas características, ela foi construída com grandes pedras megalíticas alocadas verticalmente. Em especial, trata-se de um método de construção nunca antes visto na região dos Andes.
Medindo cerca de 18 metros de diâmetro, a datação por radiocarbono indica que o local foi construído há cerca de 4.750 anos, durante o período pré-cerâmico superior. A descoberta torna a praça em um dos primeiros exemplos deste tipo arquitetura nas Américas.
Segundo o arqueólogo Jason Toohey, a praça foi provavelmente um local de encontro e cerimonial para algumas das primeiras pessoas que viveram nesta parte do Vale de Cajamarca. Os habitantes viviam um estilo de vida principalmente de caça e coleta.
Ainda consoante o mesmo pesquisador, a praça foi construída aproximadamente 100 anos antes das Pirâmides do Egito e na mesma época que Stonehenge.
Outros monumentos históricos
Você conhece algum monumento histórico além dos citados?
Alguns exemplos famosos incluem o Coliseu (Itália), Arco do Triunfo (França), Muralha da China, Machu Picchu (Peru), Ópera de Sydney (Austrália) e Taj Mahal, na Índia.
Acima de tudo, todos os destinos acima tornaram-se atrações turísticas desejáveis por aqueles que desejam retomar ao passado e se impressionar com o que foi feito por outras civilizações. E aí, você já foi visitou algumas das atrações acima?
*Com informações de EurekAlert, Archaeology e Science Advances
Comentários estão fechados.