Mais de 250 ovos de dinossauro foram descobertos por cientistas na Índia

Cientistas descobriram 250 ovos de dinossauro na Índia. Cerca de 92 ninhos foram encontrados recentemente. Confira as imagens da pesquisa.

Foram encontrados na Formação Lameta, um sítio arqueológico da Índia, 92 ninhos com 250 ovos fossilizados do titanossauro. Esta espécie, conforme comprovado pela ciência, esteve presente em todos os continentes antes da extinção dos dinossauros. Os pesquisadores da Universidade de Delhi realizaram a descoberta da ninhada deixada pelos dinossauros recentemente.

Descoberta de maior ninhada de dinossauro na Índia

Apesar de estar presente em todos os continentes, esperava-se a existência de menos titanossauros na Índia. De acordo com o coautor e líder da pesquisa, “esta institui uma das maiores incubadores de dinossauros do mundo”, informou Juntupalli VR Prasa por meio de um comunicado.

Foto: PLOS ONE / Reprodução.

Ao todo, os ovos estavam dentro de um raio de mil quilômetros e serviu para revelar outras seis espécies de dinossauros que existiram no local e a forma como viviam. As espécies identificadas confirmaram que havia uma diversidade de dinossauros na região entre 100 e 66 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo Superior.

A descoberta foi publicada na revista acadêmica PLOS ONE e revelou similaridade entre os titanossauros e os crocodilos. De acordo com os pesquisadores, esta espécie de dinossauro escondia os ovos em pequenas e rasas covas, assim como os crocodilos.

Há semelhança dos titanossauros também com as aves modernas, pela forma como a ninhada foi encontrada. Isso porque os depósitos dos ovos foram encontrados próximos, como em grupos. A distância entre as ninhadas indica aos pesquisadores que era uma forma de proteção e cuidado colocar os ovos no local, precisando explorar bem o lugar para não pisar neles.

Isso significa que os dinossauros bebês não tinham a proteção de seus pais quando nasciam, pois possivelmente já estariam distantes de onde colocaram os ovos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.