Mais de 90 ninhos de dinossauros são encontrados na Índia

Ninhos de dinossauros são encontrados nas regiões de Madhya pradesh, Gujarat e Maharashtra.

Encontrar fósseis de dinossauros já é algo bem difícil porque é um trabalho cauteloso e bem minucioso. Encontrar fósseis de ninhos com ovos inteiros é algo ainda mais raro. E foi justamente o que um grupo de pesquisadores na Índia encontraram: um total de 92 ninhos contendo 256 ovos de titanossauros, um dos maiores que já existiu.

Foto: Reprodução.

Ninhos de dinossauros são localizados

Em diferentes regiões da Índia, ninhos com um total de 256 ovos fossilizados praticamente intactos foram encontrados. Pesquisadores comemoram a nova descoberta. Entenda por quê.

Início da vida

Durante novas escavações em regiões com fósseis de dinossauros, foram localizados 92 locais de nidificação contendo um total de 256 ovos fossilizados de titanossauros. Eles são muito raros, já que os ovos geralmente são mais frágeis e mais difíceis de se fossilizar. Os pesquisadores que estavam no local comemoram por encontrá-los em condições quase que perfeitas para realizar os próximos estudos.

Principal autora da pesquisa, a paleontóloga Harsha Dhiman da Universidade de Delhi, em parceria com outros cientistas, identificaram seis diferentes espécies de ovos, sugerindo então uma maior diversidade de titanossauros no mundo naquela época. Uma análise dos fósseis revelou mais detalhes sobre o comportamento desses animais, principalmente o reprodutivo.

Ovos novos

Quando estudos mais aprofundados foram feitos sobre os novos ovos encontrados, foi identificada uma semelhança entre as aves modernas com os titanossauros saurópodes. Esses dinos, inclusive, tinham uma fisiologia reprodutiva que permitia que os seus ovos fossem depositados de maneira sequencial.

A presença de muitos ninhos próximos um do outro sugere que essa raça de dinossauro tinha comportamentos de nidificação comunitária, igual o que vemos entre muitos pássaros modernos. Eles migram para um local perfeito para a desova dos filhotes e em épocas semelhantes aos da mesma espécie.

É muito comum avistar aves que criam os seus ninhos em locais “frequentados” por outros. Desta maneira, os pesquisadores tendem a considerar que os titanossauros faziam o mesmo por questões de segurança.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.