Mais de US$ 1 trilhão em alimentos será desperdiçado até 2030

É esperado que, até o ano de 2030, cerca de 2,1 bilhão de toneladas de comida sejam desperdiçadas.

É esperado que, até o ano de 2030, cerca de 2,1 bilhão de toneladas de comida sejam desperdiçadas. Essa afirmação veio do novo relatório feito pela Boston Consulting Group, que recebeu o título de “Closing the Food Waste Gap” (“Fechando a lacuna de desperdício de alimentos”, em tradução livre).

Leia mais: Zero desperdício: veja 5 dicas do que fazer com as cascas da laranja

Conforme o que foi publicado, toda essa quantidade de alimento perdida corresponderá a aproximadamente US$ 1,5 trilhão, enquanto temos mais de 840 milhões de pessoas em situação de fome. Esse levantamento também mostra que empresas, governos e ONGs são os principais fatores na hora de combater essa situação.

Seguindo essa linha de pensamento, o BCG tentou entender o que tem causado essa perda e também o desperdício de alimentos. A empresa ainda conseguiu identificar formas de reverter esses problemas, que acabam envolvendo fatores como as ramificações de suprimentos, colaboração do público e das áreas privadas, regulamentação e também conscientização das pessoas.

Conforme o estudo, a estimativa é de que um terço dos alimentos no planeta tenham sido desperdiçados ou até mesmo perdidos ano após ano. Esse desperdício ou perda acontece quando os alimentos não são aproveitados para consumo. O estudo apontou também que o problema principal nos países de baixa e média renda é a perda de alimentos, ou seja, os alimentos não conseguem nem sair das etapas de produção e transporte. Já para os países com a renda mais alta, o desperdício entre os players do varejo e consumidores tem sido o problema maior.

Aqui no nosso país, por exemplo, cerca de 3% de todos os peixes pescados na Amazônia tem o lixo como destino devido às condições de transporte precárias. Conforme uma informação coletada pela organização humanitária global Action Against Hunger, “os pequenos agricultores, fazendeiros e pescadores conseguem produzir cerca de 70% do suprimento global alimentício”, o que quer dizer que essas fontes de desperdícios são bastante variadas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.