Conheça o malware responsável por limpar os dados do seu celular e zerar sua conta bancária
Hoje em dia, nós guardamos muitos dados importantes em nossos celulares. Por isso, é importante ter um plano para manter esses dados protegidos.
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais estamos armazenando informações relevantes de nossas vidas nos celulares. Afinal, é uma questão de praticidade que tenhamos reunido em um só lugar tudo aquilo que é importante. No entanto, isso também pode ser perigoso, pois em caso de um assalto, um bandido tem completo acesso às nossas informações, e também em casos de infecções por malwares perigosos capazes de roubar dados úteis sem que a vítima perceba.
Leia mais: Alerta: 7 milhões de dados foram vazados por site de download de legendas após ação de hackers.
Esse é o caso do trojan de fraudes bancárias BRata, um malware que tem como proposta limpar o seu celular, mas o que ele realmente faz é roubar sua conta bancária através de um kill switch.
Outras formas de invasão
Segundo informações da empresa de segurança Cleafy, o malware foi atualizado para conter novas formas de roubar vítimas desavisadas. Assim, além das funções já apresentadas, a vítima do BRata também teria seu celular rastreado por meio de um GPS.
Além disso, o malware é capaz de monitorar o histórico de digitação de teclas das vítimas durante o acesso aos aplicativos de banco. Logo, os criminosos conseguem ter em mãos os números da agência, conta e até senha dos usuários.
Disponível no Brasil
O BRata volta ao funcionamento depois de algum tempo fora do ar para fazer a atualização, agora repaginado para a prática de crimes virtuais. Anteriormente, o malware tinha chegado ao Brasil no ano de 2019 e trouxe muitos prejuízos para aqueles que tiveram suas contas invadidas.
Por fim, vale destacar que o alvo desse malware são os celulares Android. Para se proteger, é necessário estar atento às solicitações no celular, nunca clicar em URLs suspeitas e evitar aceitar notificações push de sites desconhecidos.
Dessa forma, você estará protegendo o seu celular e evitando dores de cabeça que viriam com os prejuízos. Assim, fique atento e compartilhe essa matéria para que mais pessoas saibam como se proteger desses ataques.
Comentários estão fechados.