Vírus presente em apps da Play Store visa roubar dados do usuário

Vultur já fez mais de 8 mil vítimas até o momento. O malware rouba senhas e dados bancários e de redes sociais dos usuários.

Você já ouviu falar em malware ou spyware? Os dois termos não são exatamente sinônimos, mas podem provocar incômodos parecidos. Basicamente são programas mal-intencionados ou que tentam roubar seus dados.

Um malware é também conhecido, popularmente, como vírus. No geral, podem danificar seu computador ou dispositivo. Além disso, também podem ser programas especialistas em capturar dados.

Neste sentido, os spywares são programas espiões, como o próprio nome sugere. Eles podem roubar dados, efetuar filmagens e gravações sem autorização etc.

Por isso, um novo vírus tem tirado o sossego de muitos desenvolvedores e usuários. O “Vultur” é um malware que age como um spyware. Ele tem a finalidade de roubar dados que são digitados em seu dispositivo.

Pagamentos e redes sociais podem estar em perigo

Esse vírus costuma aparecer escondido em aplicativos falsos ou que estejam infectados. O Vultur acessa serviços de pagamentos, carteiras de criptomoedas e as redes sociais da vítima.

O modo de funcionamento do vírus se baseia em gravar a tela do usuário para roubar os dados digitados. Seu desenvolvimento teve por finalidade capturar dados bancários de usuários europeus, inicialmente.

Todas as informações capturadas pelo Vultur são encaminhadas para algum hacker, ou grupo de hackers. Os criminosos então efetuam transações bancárias com os dados da vítima. Além disso, podem chantagear por meio do sequestro de informações.

É preciso reforçar, que o criminoso pode se apoderar de senhas, logins, dados pessoais e profissionais. 

De acordo com um relatório da empresa Threat Fabric, especialista em segurança, mais de 8 mil celulares foram infectados. 

Pesquise bem antes de baixar aplicativos

Geralmente, o vírus é instalado por meio de aplicativos falsos baixados na Play Store. Por isso, a primeira forma de prevenção é tomar cuidado com os downloads estranhos.

Antes de baixar um novo app, certifique-se de que ele se trata de um programa confiável.

Depois, é importante manter um antivírus instalado e atualizado em seu celular. Essas medidas preventivas são as mais eficientes e as mais indicadas no combate ao Vultur.

 

Leia também: Veja como se prevenir do “Golpe do Delivery”, aplicado em entregas

você pode gostar também

Comentários estão fechados.