Mancha solar tem quase o triplo do tamanho da Terra em 24 horas
Essa mancha solar gigante tem seu direcionamento exato para a Terra e alerta estudiosos.
De acordo com o Spaceweather – um site que rastreia notícias sobre eventos climáticos no universo -, a mancha solar, chamada AR 3038, cresceu aproximadamente 2,5 vezes o tamanho da Terra. Assim, a mancha agora tem cerca de 31.900 quilômetros de diâmetro, e tudo aconteceu na noite de 19 para 20 de junho.
Confira agora mais informações sobre a mancha solar com quase o triplo do tamanho da Terra em 24 horas.
Leia mais: Fenômeno raro de alinhamento dos planetas poderá ser visto a olho nu
O que seriam as chamadas manchas solares?
Em comparação com a superfície da nossa estrela, as manchas solares parecem ser um pouco mais escuras porque são regiões da superfície do Sol que apresentam temperaturas inferiores à média local.
Essas manchas se apresentam com uma alta concentração de campo magnético. Este campo é concentrado e retém matéria como um plasma, que se dá por ser um gás extremamente quente, carregado eletricamente e ionizado.
A Mancha AR 3038 tem campo magnético instável
As imagens que foram tiradas pelo Observatório de Dinâmica Solar da agência mostram como a região está mudando. Os especialistas revelam que a AR 3038 possui um campo magnético de “beta-gama” instável, que fornece energia para explosões solares de classe M.
Assim, o segundo tipo mais forte de erupção solar é justamente o tipo M. As categorias existentes são A, B, C, M e X (do mais fraco ao mais forte), segundo a classificação internacionalmente reconhecida.
Ainda não é momento para maiores preocupações
No entanto, felizmente, as previsões dos pesquisadores não se tornaram realidade. De acordo com Alex Young, diretor associado da Divisão de Heliofísica do Goddard Space Flight Center, a mancha está produzindo pequenas explosões solares, mas não é complicado o suficiente para causar calamidades maiores.
Dessa forma, segundo Young, há cerca de 30% de possibilidade de que o manto solar produza ondas senoidais de tamanho médio e 10% de chance de produzir tempestades mais fortes.
De acordo com o cientista do Solar Dynamics Observatory, W. Dean Pesnell, esta mancha solar é uma região ativa de tamanho modesto que não cresceu significativamente fora da normalidade e ainda é relativamente pequena. Ele continua dizendo que este é precisamente o tipo de região ativa que se espera neste momento do ciclo solar.
Comentários estão fechados.