Entenda o que é a Acantose Nigricans que causa manchas escuras na pele
Essas manchas podem surgir na circunferência das axilas, no pescoço e em outras regiões com maior concentração de gordura.
Todos nós sabemos que bastam pequenas alterações em nossos corpos para que fiquemos atentos aos sintomas. Afinal, é importante fazer a identificação de possíveis doenças e condições o mais cedo possível. Por isso, se você já se perguntou o que são as manchas escuras na pele, saiba que existe chance de ser Acantose Nigricans. Essa condição se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras no entorno das axilas e do pescoço.
Leia mais: Conheça 5 doenças que foram transmitidas de animais para os humanos.
Qual a causa da Acantose Nigricans?
O desenvolvimento dessa doença na pele se relaciona com o diagnóstico de diabetes, visto que o alto índice de glicemia pode ocasionar essa alteração. Mas não é só isso, pois outras situações podem ser as responsáveis por essas manchas, tais como obesidade e problemas de tireoide.
Outro fator que influencia bastante o diagnóstico de Acantose Nigricans é a síndrome dos ovários policísticos, uma doença do metabolismo. Além disso, em casos mais extremos, há também a chance de ser um indício de câncer no sistema digestivo. Por isso, é muito importante consultar um médico o mais rápido possível, para que seja possível levantar um diagnóstico.
Tratamento e prevenção das manchas escuras na pele
Como você pode imaginar, a forma mais eficaz de se evitar essa doença é por meio da prevenção das demais condições que geram esse diagnóstico. Logo, a prática regular de exercícios físicos, o hábito de uma alimentação saudável e também o tratamento precoce de doenças intestinais são eficazes para impedir que ela se desenvolva. Ademais, uma medida paliativa relevante é fazer os exames periodicamente para detectar possíveis alterações em seu organismo.
Quanto ao tratamento, esse também irá depender das causas do aparecimento das manchas, visto que o controle destas pode fazer desaparecer a doença. No entanto, é sempre necessário fazer o acompanhamento com o médico clínico e também com o dermatologista. Visto que, caso se identifique que a causa é hormonal, o profissional de saúde pode prescrever remédios. Em casos mais extremos, como o câncer, indica-se a quimioterapia ou a radioterapia mediante prescrição de um oncologista.
Comentários estão fechados.