Apareceu manchas marrons na barriga do seu cachorro? Confira agora o que pode ser

Na maioria das vezes, esta condição não representa perigo ao pet. Contudo, é preciso ter atenção. Veja mais!

O aparecimento de manchas marrons na barriga do seu animalzinho é, de certa forma, comum. Em boa parte dos casos, este quadro não apresenta perigos para o cão. Entretanto, é necessário estar atento, uma vez que, em algumas situações específicas, tais alterações na pele podem significar doenças e problemas de saúde. Acompanhe a leitura e saiba o que são as manchas marrons na barriga do seu cão.

Leia mais: Como os vídeos servem para estimular os gatos?

Porém, com as orientações ideais, você consegue identificar quando o seu amigo está precisando de ajuda. Pensando nisso, trazemos aqui informações que visam esclarecer todas as dúvidas a respeito do tema.

É normal?

Se você reparou que apareceram algumas manchas na barriga do seu cachorro, provavelmente se perguntou se elas oferecem algum risco à saúde do animal. Contudo, segundo especialistas em dermatologia canina, essa característica é comum em cães.

Nesse sentido, é normal que o pet apresente algumas manchas, principalmente na região da barriga, devido ao contato direto com o chão. Sendo assim, não precisa temer, pois é bem provável que seja apenas mais um charme do seu peludinho.

Quando devo me preocupar?

Por mais que na maioria dos casos elas sejam inofensivas, em alguns cenários essas manchas podem representar doenças de pele. Para saber diferenciar cada caso, explicaremos aqui quais características podem indicar um problema de saúde.

Se as manchas sofrerem um aumento de tamanho ou adquirirem relevo na superfície cutânea, o indicado é visitar um médico veterinário o quanto antes para avaliação, pois pode ser algo mais preocupante.

Ademais, se apresentarem sangramentos, machucados ou secreções, tais manchas devem ser investigadas imediatamente por um especialista. Sendo assim, é importante estar atento à pele do seu pet.

Quais são as doenças associadas?

Na maioria das vezes, tais manchas na pele da barriga do cachorro estão ligadas a doenças de pele. Contudo, em alguns casos, são problemas simples, como alergias ou irritações cutâneas.

Além disso, também podem ser resultados de algum trauma crônico, ou seja, quando um objeto faz fricção ou atrito, como, por exemplo, a coleira. Porém, em certos casos, as manchas na pele do animal podem sinalizar doenças mais graves. As mais comuns são:

  • Infecções fúngicas ou bacterianas;
  • Doenças hormonais;
  • Neoplasias ou tumores cutâneos.

Para maior entendimento, o cachorro com manchas escurecidas na pele pode estar com uma simples reação alérgica, uma infecção bacteriana ou até um câncer de pele. Então, por isso, é importante visitar um médico veterinário caso note qualquer alteração cutânea.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More