Manhã de sucesso: neurocientista de Stanford revela o que fazer ao acordar
Além de auxiliar no humor, a indicação do especialista também ajuda no foco durante o dia. Saiba o que deve ser feito ao acordar!
Segundo o neurocientista Andrew Huberman, da Universidade de Stanford, a primeira coisa que você deve priorizar ao acordar é expor-se à luz do sol.
Segundo suas pesquisas, a exposição à luz natural logo pela manhã desempenha um papel crucial na regulação do ritmo circadiano, o ciclo natural de sono e vigília do corpo humano.
Huberman explica que a luz solar matinal ativa células específicas da retina, enviando sinais para o relógio biológico do cérebro, conhecido como núcleo supraquiasmático.
Tal processo ajuda a sincronizar o relógio interno do corpo com o ciclo de 24 horas do dia, contribuindo para uma melhor qualidade do sono à noite e o estado de alerta durante o dia.
A exposição à luz solar logo pela manhã também tem sido associada a outros benefícios para a saúde, como a melhoria do humor, a regulação dos hormônios do sono e a promoção da saúde ocular.
Luz solar pela manhã é indispensável para o corpo – Imagem: Reprodução
Os benefícios de se expor à luz solar
Andrew Huberman, conhecido por seu trabalho como neurocientista e podcaster, oferece uma perspectiva potencial sobre a importância da luz solar logo ao acordar.
Ele destaca que, entre as recomendações complexas relacionadas à saúde mental e física, priorizar a exposição à luz solar matinal está entre as cinco principais para o bem-estar geral.
Para Huberman, ter contato com a luz do Sol nas primeiras horas do dia é tão crucial quanto dormir bem, manter uma alimentação saudável e se exercitar regularmente.
Isso devido ao impacto significativo que a luz solar tem sobre diversos aspectos do corpo e mente, incluindo o sistema imunológico, os níveis hormonais e a concentração durante o dia.
Ao se expor a luz solar logo pela manhã, o corpo é estimulado a liberar cortisol, o hormônio do estresse, em níveis ideais para o início do dia.
Isso não apenas ajuda a regular o ciclo de sono, mas também contribui para aumentar a energia e a disposição ao longo do dia.
Com informações do site da Revista Pegn.
Comentários estão fechados.