Explore 200 mil galáxias com este mapa interativo surpreendente
Somente em olhar para as estrelas, já temos uma ideia do quão pequenos somos. Se olharmos para o mapa em questão, nos tornamos apenas um pontinho no universo.
Você está curioso sobre o universo? Quer conhecer uma galáxia muito distante? Agora pode por meio de um mapa interativo que, segundo a Universidade Johns Hopkins, é o primeiro a exibir a extensão dos cosmos. Você encontrará mais precisamente de 200 mil galáxias! Não perca essa oportunidade de ouro de explorar o que há lá fora.
Leia mais: Descubra que fotografia da galáxia foi tirada no seu aniversário
Veja quais as funcionalidades do mapa
Astrônomos criaram o mapa do universo a partir de um compilado de dados reunidos durante 20 anos. Eles também utilizaram um telescópio na cidade do Novo México. Pela primeira vez na história, esta informação está disponível para todo o público. Saiba agora como usar este recurso para explorar as galáxias. Boa aventura!
O que há no mapa interativo?
Ele exibe uma parcela do universo. Ali estará representada a posição real e as cores de 200 mil galáxias, incluindo a nossa Via Láctea, que não passa de um simples ponto, mas contém bilhões de estrelas e planetas.
Brice Ménard, professor da Johns Hopkins e um dos criadores do mapa, disse que o projeto é uma visão astronômica das galáxias que apresenta um resultado totalmente diferente do que nós estamos acostumados a ver.
Como usar o mapa interativo do universo?
Para a sua navegação ficar ainda mais dinâmica, visite o site do projeto para acessar o mapa interativo do universo na íntegra. Veja a imagem abaixo para entender mais ou menos como funciona.
No canto inferior esquerdo, você encontra todas as opções de interações. Comece clicando em “explorar o mapa” para vê-lo em tamanho maior, facilitando a observação dos pontos. Em “baixar/poster”, pode obter um arquivo de quatro versões diferentes do mapa. Na “descrição”, você encontra as principais informações sobre o projeto.
1. O que são os pontos no mapa?
Cada ponto representa uma galáxia em sua posição e cor real. Por exemplo: estamos localizados na Via-Láctea, no ponto mais inferior. Os superiores no espaço formam um emaranhado que quanto mais estiverem distantes, mais difíceis são de serem vistos.
2. Por que as cores mudam?
A expansão do universo estica o comprimento da onda de luz. Sendo assim, quanto mais as galáxias estão distantes de nós, mais vermelhas elas parecerão.
3. Por que estamos no centro?
A nossa não está em nenhuma posição especial no espaço, mas no mapa nos encontramos no centro, porque estamos olhando o resto do universo do nosso ponto de vista.
Comentários estão fechados.