O que é Mapa político?

O que é, para que serve, quem faz e como se fazem mapas políticos.

0

Um mapa é uma representação de uma área geográfica. Uma reprodução reduzida da superfície de um território que mostre suas divisões administrativas é um mapa político. A ciência que estuda os mapas se chama cartografia, e os profissionais que os fazem são os cartógrafos.

Os cartógrafos fazem mapas em determinada escala, ou seja, reduzem o terreno uniformemente, de modo que o desenho final seja proporcional ao mundo real. Sem escala, o sul do Brasil poderia ficar maior do que o norte, por exemplo.

Mapa Político

Estamos acostumados a ver mapas múndi que mostram países em cores diferentes, com linhas imaginárias os dividindo. Esses são mapas políticos, que nos ajudam a imaginar os países e compará-los, abstraindo sua posição e tamanho. Os mapas políticos geralmente mostram como pontos as principais cidades da região, com as capitais sendo representadas por pontos maiores.

Essas fronteiras indicam onde termina a autonomia de um país e começa a de outro. Às vezes são artificiais, como a de vários países africanos, porque foram inventadas arbitrariamente. Às vezes são naturais, como a que divide o Mato Grosso do Sul de São Paulo, porque há uma marcação natural para separar aquelas duas regiões, no caso, o Rio Paraná.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.