Marimbondo-Cavalo: o inseto que causa a picada mais intensa do planeta
Comum na América do Sul, essa espécie de marimbondo representa um perigo em potencial por conta da potência dos seus ferrões. Saiba mais sobre ele!
Apelidado por diversos nomes carinhosos no Brasil, como vespa-caçadora, mata-cavalo e vespa-de-cobra, o marimbondo-cavalo é um inseto da família Pompilidae e do gênero Pepsis.
Ele ganhou fama por ter a picada mais dolorosa do mundo, de acordo com a “Escala Schmidt”, utilizada para classificar as ferroadas.
Presente em várias regiões das Américas do Sul, Central e do Norte, essa vespa também é conhecida por outros nomes curiosos, como cavalo-do-cão e caça-aranha.
A “Escala Schmidt”, desenvolvida pelo renomado entomologista Justin Schmidt do Southwest Biological Institute, é uma ferramenta criada para medir a intensidade da dor causada por picadas de insetos. Nessa escala, o marimbondo-cavalo ocupa a posição 4, sendo o único inseto classificado neste nível de intensidade.
Isso indica que sua picada é extremamente dolorosa e pode ser uma experiência bastante desconfortável para aqueles que têm a sorte de serem alvo desse inseto.
Embora o marimbondo-cavalo não seja conhecido por atacar seres humanos, sua principal presa são as tarântulas, da família Theraphosidae. As tarântulas servem como hospedeiras para as larvas do marimbondo, e uma simples picada é capaz de paralisar a aranha.
O marimbondo vira a aranha de pernas para cima, atacando sua barriga, que é a sua região mais vulnerável. Essa estratégia permite que as larvas do marimbondo se alimentem da aranha enquanto se desenvolvem. É uma relação predatória peculiar entre essas duas espécies.
Que história é essa de picada mais potente do mundo?
A história por trás da “Escala Schmidt” e da descoberta da picada dolorosa do marimbondo-cavalo é bastante curiosa.
Durante um estudo realizado pelo entomologista Justin Schmidt, um colega seu foi picado por uma vespa do gênero Pepsis enquanto estudava dez vespas dessa espécie.
Surpreendido pela intensa dor da picada, o pesquisador decidiu permitir que as outras vespas o picassem, para compreender melhor a sensação.
Esse incidente levou à criação da “Escala Schmidt”, que classifica as picadas de diferentes insetos com base na dor causada.
Assim, o marimbondo-cavalo recebeu o título de inseto com a picada mais dolorosa, ocupando a posição nº 4 na escala.
Comentários estão fechados.