Materiais tóxicos em casa: Saiba quais itens você deve descartar corretamente
Você sabia que alguns materiais de casa não fazem bem à saúde? Veja quais são e o que fazer com eles.
Alguns materiais podem parecer inofensivos para nós, mas na verdade eles escondem um perigo enorme para a nossa saúde. Apesar do problema que causam, nem sempre eles são percebidos de imediato, já que alguns efeitos levam anos para surgir. Por ser uma problemática preocupante, trouxemos mais informações sobre 3 materiais tóxicos em casa.
Leia mais: 14 Alimentos Que Mais Contêm Agrotóxicos No Brasil
Perigo em casa
O lar deveria ser um local seguro e sem ameaças, sem dúvidas ou medos, mas às vezes o mal vem de onde menos esperamos. Com isso, precisamos estar sempre atentos (as) aos materiais que compramos e levamos para nossas residências.
Paralelo a isso, um material tóxico é aquele que possui substâncias capazes de causar um dano leve, moderado ou agudo para a nossa saúde ou até mesmo levar a morte. Sendo assim, estes itens podem chegar ao nosso organismo através de inalação, ingestão ou pelo simples contato com a pele. Confira agora alguns exemplos do que não se deve ter em casa:
1. Baterias de botão
As baterias de botão estão presentes em nossas vidas, seja nos relógios, controles remotos ou nas chaves dos carros. Esses tipos de baterias devem ficar devidamente conectadas ao eletrônico ou fora das nossas casas, principalmente aquelas que possuem crianças pequenas. Isso se deve pois, esses materiais contêm metais pesados e uma corrente elétrica que contribui para danos nos tecidos e queimaduras.
Caso deseje descartá-las, o ideal é separar este lixo dos demais, preferencialmente em uma embalagem resistente. Feito isso, é necessário levar para um centro de descarte correto, muito comum em shoppings.
2. Termômetros analógicos
Dê preferência aos termômetros digitais para a sua casa, pois caso esse aparelho se quebre, o mercúrio que está dentro dele será liberado. Apesar da pouca quantidade, entrar em contato com esse metal pode causar sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos. Além disso, se ingerido provoca úlceras no estômago.
Caso o vidro se rompa e libere o mercúrio, o local deve ser isolado, as janelas precisam ser fechadas e o local onde o metal caiu deve ser descontaminado com uma diluição de água e hipoclorito de sódio, ou diluir a água sanitária em água pura.
3. Naftalina
As bolas de naftalina são muito populares. Embora possam manter seus cômodos livres de insetos, elas contêm produtos químicos altamente perigosos que além de fazer mal aos artrópodes inconvenientes também podem causar problemas respiratórios e estão ligados ao câncer.
Comentários estão fechados.