MEC anuncia para 19 de junho a abertura das inscrições da segunda rodada do Sisu 2023

Poderão se candidatar estudantes que realizaram todas as etapas do Enem 2022 e ainda não estão matriculados em nenhuma universidade pública.

As inscrições para a segunda versão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023 estarão disponíveis a partir de 19 de junho.

Planeja-se que o prazo se estenda até o dia 22 do próximo mês, e as inscrições podem ser realizadas no site oficial do Sisu, que está conectado ao portal do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas os estudantes que participaram do último Enem, realizado em 2022, terão permissão para participar desta nova fase do Sisu, assim como ocorreu na primeira oportunidade. 

Adicionalmente, aqueles que buscam uma vaga em uma instituição de ensino superior pública não podem ter obtido nota zero na prova de redação, que é considerada uma das etapas mais significativas do exame.

Como se inscrever?

Para efetuar a inscrição, aqueles interessados devem acessar o portal Acesso Único ao Ensino Superior, vinculado ao MEC, e selecionar a opção “Fazer inscrição” assim que o período de novos registros for iniciado.

O portal Acesso Exclusivo ao Ensino Superior permite a pesquisa das oportunidades utilizando o nome do município onde se encontra a instituição de ensino ou o curso de graduação de interesse do estudante.

Após o cadastro, o candidato deverá efetuar o login no site utilizando o seu CPF e uma senha especial. Uma vez dentro do sistema, o estudante terá a possibilidade de escolher até duas alternativas de cursos disponibilizados pelo Sisu.

Durante o processo de seleção dos cursos, o candidato deverá indicar o local onde o curso é oferecido, o turno e a modalidade de concorrência (concorrência geral, cotas ou políticas afirmativas específicas das instituições).

Entre os dias 19 de junho (quando abrem as inscrições) e 27 do mesmo mês (quando saem os resultados), o candidato terá acesso ao acompanhamento de sua inscrição, podendo examinar as notas de corte dos cursos e sua classificação parcial. 

Caso deseje, o inscrito ainda poderá alterar sua escolha de curso até o término do prazo de inscrição do Sisu. Nestes casos, será considerada a última opção selecionada.

Quando saem os resultados?

Conforme o cronograma disponibilizado no Portal Exclusivo de Acesso ao Ensino Superior, a divulgação dos resultados da convocação regular do Sisu está programada para ocorrer em 27 de junho, como adiantamos acima. 

Já a matrícula dos estudantes aprovados na convocação regular deverá ser realizada entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de cursos indicadas durante a inscrição, ainda terão uma oportunidade de ingressar em algum curso através da lista de espera do Sisu, que oferece vagas remanescentes não preenchidas anteriormente.

Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar seu interesse assim que os resultados da convocação regular forem divulgados. O prazo final para inclusão na lista de espera também é o dia 4 de julho.

Para obter mais informações sobre esse processo seletivo, é necessário aguardar a publicação oficial do edital no Diário Oficial da União (DOU).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.