MEC anuncia ‘Sisu Transferência’ para preencher vagas ociosas no ensino superior

Dados revelaram que 2,8 milhões de vagas não estão preenchidas nas instituições de ensino superior.

0

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que vai criar um sistema informatizado, similar ao Sisu, para oferecer aos estudantes as vagas ociosas nas universidades públicas do país. O programa está sendo chamado de ‘Sisu Transferência‘ e deve funcionar a partir do ano que vem.

Como o sistema ainda está sendo desenvolvido, suas regras e a data exata em que entrará em vigor serão divulgadas posteriormente. O trabalho está sendo liderado pela equipe de técnicos do MEC, que estão consultando todas as instituições de ensino superior públicas.

A novidade veio após a divulgação do Censo da Educação Superior de 2017. Os dados revelaram que 2,8 milhões de vagas não estão preenchidas nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também destacou que só nas universidades públicas são 164 mil vagas ociosas, o que representa um ‘grande desperdício de dinheiro público’, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares.

O Inep revelou que são dois os principais fatores do grande número de vagas remanescentes: As desistências em cursos de graduação (especialmente em licenciaturas) e o Sisu, que oferece uma maneira mais fácil para que os estudantes que já estão matriculados em algum curso possam estudar uma graduação que considerem mais adequada para o seu perfil.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.