MEC cria site de recursos educacionais gratuitos

A fim de tornar o estudo mais dinâmico e atrativo, os recursos didáticos são oferecidos em diferentes formatos, como áudio, vídeo, animação, simulação, entre outros.

0

Com a intenção de oferecer um ambiente virtual gratuito e interativo de reforço escolar, o Ministério da Educação – MEC criou o Banco Internacional de Objetos Educacionais MEC – BIOE, um repositório de livre acesso que mantém e compartilha recursos educacionais diversos.

O mesmo surgiu em parceira com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros.

A fim de tornar o estudo mais dinâmico e atrativo, os recursos didáticos são oferecidos em diferentes formatos, como: áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, imagem, mapa, hipertexto e muito mais.

Todos eles levam em consideração à realidade da comunidade educacional local, além de respeitar as particularidades da língua e cultura de cada região.

Por meio desta iniciativa, busca-se estimular e apoiar experiências individuais dos diversos países, de forma democrática e participativa. Sendo assim, países que são mais avançados no uso das tecnologias na educação poderão contribuir significativamente para que outros também atinjam o seu nível.

Professores situados em qualquer lugar do mundo poderão acessar os recursos em sua língua de origem, tendo em vista que o repositório conta com recursos de diferentes países e língua. Além disso, poderão traduzir materiais os que estão em outra língua e publicar suas produções, a fim de colaborar com o processo de reposição de conteúdos.

Veja também: O que é portal do MEC?

As publicações podem ser acessadas por gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, gestores de repositórios educacionais, professores da Educação Básica, Profissional e Superior, produtores de recursos pedagógicos digitais, pesquisadores, bem como a população em geral.

Clique aqui para acessar a página.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.