MEC e Inep publicam o edital do Enem 2023
No documento constam todas as informações relevantes sobre o exame, desde a data em que as provas serão realizadas até as exigências para a sua realização.
Foi divulgado nesta segunda-feira (8) o Edital da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No documento, constam todas as informações, datas, orientações e normas referentes às provas. Clique aqui e confira a íntegra do edital.
As inscrições ocorrerão entre os dias 6 e 15 de junho. Para se inscrever, o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 85, que poderá ser quitada até o dia 21 de junho, tanto por meio de pagamento presencial quanto via Pix.
Estudantes da rede pública e bolsistas da rede privada que tenham renda familiar de até um salário mínimo e meio, bem como os inscritos no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem. Aqui você fica sabendo de mais detalhes sobre a isenção.
Como fazer a inscrição para o Enem 2023?
Para se inscrever no Enem 2023, os estudantes devem, primeiramente, fazer um cadastro no portal gov.br, criando uma conta no sistema. Depois disso, eles podem acessar a Página do Participante do Enem e seguir com a inscrição.
No momento do cadastro, as informações requeridas são: nome completo, CPF, data de nascimento, escolaridade, dados dos pais e informações de contato. Todos esses dados devem ser repassados pelo candidato.
Durante o período de inscrições, também serão aceitas solicitações de atendimento especializado para os candidatos que precisem de algum tipo de suporte durante a realização do exame. O resultado dessas solicitações será divulgado no dia 26 de junho, em comunicado veiculado na Página do Participante.
Dentre aqueles que podem solicitar atendimento especializado no Enem destacam-se gestantes e lactantes, idosos, pessoas em tratamento hospitalar e pessoas com deficiência.
Quando serão as provas?
As provas do Enem 2023 ocorrerão em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro), em diversas cidades do Brasil. Estima-se que o cartão de confirmação de inscrição, contendo informações sobre horários e locais de aplicação das provas, seja liberado no mês de outubro.
O exame ficará distribuído da seguinte forma:
- 05/11, das 13h às 19h: 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens + Prova Discursiva (Redação);
- 12/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática + 45 perguntas de Ciências da Natureza.
Como em todos os anos, a Redação do Enem 2023 deverá ser desenvolvida no formato dissertativo-argumentativo.
Para fazê-la, os participantes receberão um tema, possivelmente relacionado a algum assunto de Atualidades, e deverão discorrer sobre ele, apresentando soluções para eventuais problemas levantados.
Já as questões objetivas, terão, novamente, o formato de múltipla escolha, com cinco opções, onde apenas uma estará correta.
Comentários estão fechados.