MEC e Secom promovem evento de Educação Midiática

Semana Brasileira Midiática visa reforçar o combate às fake news e ‘discurso de ódio’

A melhor maneira para orientar, sobretudo os mais jovens, no sentido de que identifiquem as chamadas fake news e os ‘discursos de ódio’ na web é a educação midiática, cada vez mais imprescindível, ante um mundo crescentemente hiperconectado.

É com base nesse diagnóstico, que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Educação, promoveu, na última quinta-feira (28) – Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – um webinário, de pré-lançamento a Semana Brasileira Midiática, previsto para ocorrer entre os dias 23 e 27 deste mês, que corresponde ao capítulo brasileiro da agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática (MIL Week 2023). O evento também conta com o apoio de organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes.

Com uma programação anual, desde 2011, o MIL Week 2023 busca fortalecer a conexão do Brasil com esse debate internacional, cujo tema deste ano é o “Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva”.

Para o diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom, Victor Pimenta, “nosso desafio é construir uma educação midiática que seja viva, que seja pulsante, conectada com a realidade das pessoas e que ofereça para as crianças, adolescentes e adultos as ferramentas que são necessárias para transitar na complexidade desse mundo digital de hoje”.

Sobre o evento, Pimenta acentua que ele faz parte de uma ‘agenda ampla e prioritária’ no governo federal, que abrange medidas no sentido de fazer com que o Estado brasileiro ‘seja capaz de oferecer uma educação pública de qualidade para todas e todos’.

“O Ministério da Educação é o grande responsável por essa missão. Aqui na Presidência, e mais especificamente na Secretaria de Comunicação Social, nós temos a responsabilidade de contribuir com um pedaço, que é pequeno, quando consideramos toda a abrangência da educação e dos seus desafios, mas que, ao mesmo tempo, é absolutamente fundamental e estruturante, e por isso se torna um pedaço gigantesco em importância, que é a educação para as mídias”, explicou o diretor da Secom.

“Essa parceria do MEC com a Secom vem em uma hora muito certeira. Foi um grande encontro de demandas que a gente já tinha aqui no Ministério”, aprovou a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana Dal Fabbro, ao comentar que a parceria da pasta com a Secom reforça projetos fundamentais para a pasta.

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