Faculdade nas Filipinas adota medida inusitada para evitar cola em provas

Apesar de inspiradora, a medida também recebeu críticas.

Fotos de estudantes com chapéus engraçados circularam nas redes sociais essa semana. Conhecido como anti-trapaça, os chapéus evitam a prática de colar nas provas, algo muito comum entre os alunos que não se preparam para os exames.

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Enquanto algumas instituições adotam essa medida, outras criticam sua eficácia, que não necessariamente se destina a resolver o problema ou a causa de os estudantes se sentirem dispostos a colar em provas.

Professora cria chapéus anticola para reduzir trapaças em sala de aula

Essa ideia inusitada é a criação de uma professora na cidade de Legazpi, nas Filipinas, com o objetivo de reduzir as colas em provas e preservar a integridade e honestidade dos alunos em seus exames.

Facebook/Mary Joy Mandane-Ortiz

Com chapéus improvisados com papelões e outros materiais, o adereço é projetado para evitar que os estudantes olhem as provas dos colegas e façam igual. Caixas de ovos, tubos de papel e até fantasias de Halloween também foram usados.

Mary Joy Mandane-Ortiz, professora do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Engenharia de Bicol, nas Filipinas, elogia sua própria ideia e se sente satisfeita com os resultados, afirmando que essa é uma medida eficaz no combate à cola em sala de aula.

A inspiração para o chapéu anticola vem de uma técnica utilizada na Tailândia em 2013. Na época, uma imagem se tornou popular nas redes sociais por mostrar universitários de Bangkok com folhas de papel presas em suas cabeças para bloquear a visão periférica desses estudantes nas provas.

Facebook/Mary Joy Mandane-Ortiz

Para tornar a brincadeira mais divertida para os alunos, a professora incentivou que eles mesmos criassem os chapéus anticola do seu jeito e usassem a criatividade. Mas o sucesso da medida veio mesmo após a professora postar a foto dos alunos em suas redes sociais. Não demorou muito para a imagem se tornar viral e a notícia circular no mundo inteiro, inspirando outras faculdades a adotarem o método.

Segundo a professora de engenharia, o desempenho dos alunos melhorou nas provas, porque eles precisaram estudar e se esforçar mais para passar. Afinal, colar nas provas agora não dá mais.

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