Você sabia? Estudantes universitários possuem ESTES direitos e benefícios

Se você é universitário, saiba que existem alguns direitos importantes e que facilitarão muito a sua vida de estudante.

Todo mundo sabe que o período de graduação, tecnólogo ou pós-graduação não é nada fácil, e envolve desafios e dificuldades que por vezes desanimam o trajeto. Por isso, algumas instituições, públicas e privadas, investem em direitos para estudantes universitários que de fato auxiliam nessa etapa. Inclusive, alguns deles são muito conhecidos, ao passo que outros nem tanto.

Veja aqui quais os principais benefícios para estudantes universitários.

Leia mais: Bolsa de R$ 900 para estudantes: Entenda como funciona o Programa Bolsa Permanência

Direito quanto ao reajuste no valor das mensalidades

É muito importante que você fique atento a esse direito caso seja aluno de uma instituição de ensino superior privada. Isso porque, segundo a lei 9.870/99, as universidades e faculdades em geral não podem impor reajustes de mensalidade de qualquer forma.

O texto determina que todo reajuste deve levar em consideração os valores cobrados do ano ou semestre anterior, de maneira não abusiva. Logo, em caso de aumentos arbitrários e injustificáveis, qualquer estudante pode entrar com um processo judicial.

Mudança na grade curricular

Ainda no entendimento de que as instituições devem se comprometer em não prejudicar o aluno, vale falar sobre as mudanças na grade curricular. Afinal, é direito do estudante estar ciente de qualquer mudança na grade e participar da decisão de alteração. Dessa forma, evita-se que estudantes passem por atrasos na formação ou sejam lesados de alguma forma por decisão da universidade.

Descontos em assinaturas

Uma vantagem de ser estudante universitário que costuma animar essa turma é a possibilidade de descontos em assinaturas de serviços de informação ou programação. Por exemplo, a Folha de São Paulo, um dos maiores jornais do país, possui um programa de 50% de desconto para estudantes universitários.

Bem como o Pacote Adobe, responsável por programas como Photoshop, DreamWeaver e Illustrator, que também garantem desconto em assinaturas. Isso sem falar de serviços de streaming de música, como Spotify e Mubi, que também ajudam os estudantes cobrando um valor menor pela assinatura.

Meia entrada em eventos culturais

Cultura também é um direito muito importante para todos os cidadãos, e o Estado precisa garantir o acesso a essa esfera da sociedade. Assim, estudantes universitários, que geralmente custeiam muito dos estudos, ganham meia-entrada em shows, peças de teatro, cinemas e muito mais. Para isso, basta ter uma documentação que comprove qualquer vínculo com a instituição.

Meia passagem

Para aliviar a dificuldade do deslocamento durante a graduação, o estudante pode contar com o direito ao Bilhete Único. Assim, ele consegue passagens de metrô ou ônibus por metade do valor e, em alguns casos, até mesmo gratuitamente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More