MEI: influenciadores digitais precisam abrir CNPJ para trabalhar?

Com o avanço do marketing digital, essa atividade vem se tornando cada vez mais relevante.

Na última década surgiu e foi se consolidando no mercado a profissão de influenciador digital, uma das vertentes trazidas pela ascensão do marketing digital.

Resumidamente, para ser influenciador, ou “influencer”, um indivíduo precisa criar conteúdo para atrair seguidores nas redes sociais, acumulando o máximo possível.

De posse de um grande público, o influenciador passa a ser valioso para marcas que desejam anunciar produtos ou serviços. Por outro lado, o próprio influencer pode comercializar alguma coisa em seu perfil.

Com todo esse potencial, hoje o Brasil já conta com centenas de milhares de influenciadores que faturam alto na internet, fato que levanta algumas questões sobre regularização fiscal.

Afinal, os influencers precisam abrir uma empresa, mesmo que seja um MEI (Microempreendedor Individual)? Entenda a seguir!

É necessário formalizar a ocupação de influenciador digital?

(Imagem: divulgação)

Tecnicamente falando, sim. Por ser uma atividade com fins lucrativos, a ocupação de influenciador digital é passível de regularização com a criação de um CNPJ. Porém, isso não deve se tornar uma dor de cabeça para os influencers.

Na maioria dos casos a criação de um MEI é suficiente para a regularização, desde que o influenciador localize dentre as atividades abrangidas pelo cadastro como Microempreendedor Individual alguma que se enquadre ao seu ramo de atividades. É possível saber as atividades possíveis ao MEI na lista da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE).

Caso o influencer não localize uma classificação MEI que faça sentido, a forma mais viável de se regularizar é aderir a outras modalidades de empresa, como o ME (Micro empresa) e o EPP (Empresa de Pequeno Porte).

É válido ressaltar que algumas atividades que têm a ver com a atividade de influenciador digital, como criação, produção e edição de conteúdos audiovisuais e agência de publicidade, não se enquadram no MEI.

Faturamento anual e benefícios de abrir um CNPJ

Outro ponto a se atentar na hora de abrir um CNPJ é o faturamento anual. O limite de faturamento do MEI, por exemplo, é de R$ 81 mil por ano, na versão mais simples da modalidade.

Ultrapassar os limites de faturamento do MEI ou de qualquer outro tipo de empresa obriga a realização de uma reclassificação para a modalidade seguinte àquela que teve seu limite excedido.

De qualquer forma, ter um CNPJ ativo traz diversos benefícios aos influenciadores digitais e profissionais liberais de qualquer ramo.

Dentre esses benefícios estão a possibilidade de fechamento de contratos com empresas, construção de uma imagem de maior credibilidade junto a possíveis clientes, regularização junto aos órgãos fiscais, uma maior segurança previdenciária ao empresário, possibilidade de contratação de funcionários, etc.

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