Meios ópticos – Transparentes, opacos e translúcidos
Os meios ópticos se referem à forma como a luz interage com alguns meios. Estes podem ser classificados como transparentes, opacos e translúcidos.
Quando os meios ópticos interagem com a luz, podem ser classificados como transparentes, opacos e translúcidos. Esses meios podem ser de diversos tipos de materiais, como vidro, água ou tijolo, por exemplo.
Os meios transparentes se referem ao que é considerado transparente ou vácuo. Os meios translúcidos são referentes a meios onde a luz não consegue passar com tanta facilidade. Já os meios opacos, são onde a luz não se propaga.
Meios transparentes
Os meios transparentes são referentes a meios onde a luz tem muita facilidade em percorrer. Dessa forma, a luz passa no meio de forma regular. Como exemplo de meios transparentes, pode-se citar:
- Água;
- Vidro;
- Ar;
- Papel Celofane.
Meios Translúcidos
Os meios translúcidos fazem com que a luz percorra de forma mais irregular. Dessa forma, não é possível enxergar com clareza os objetos através desse meio. Como exemplo de meios transparentes, pode-se citar:
- Vidro fosco;
- Papel vegetal;
- Nuvens;
- Sacola plástica.
Meios Opacos
Os meios opacos são onde a luz não se propaga. Quando a luz é absorvida por esses meios, é transformada em outra energia. Confira alguns exemplos de Meios Opacos:
- Papelão;
- Madeira;
- Tijolo;
- Metálica.
Leia também: O que é Física Quântica? Origem, conceito e pensadores
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.