O que é Física Quântica? Origem, conceito e pensadores

Surgida no século XX, a também chamada Mecânica Quântica, é o ramo da ciência que estuda os principais fenômenos decorrentes das partículas iguais ou menores que os átomos, como os elétrons, prótons, nêutrons e os fótons.

0

O que é Física Quântica? A Física Quântica é uma linha de estudo da física que busca estudar e analisar os menores componentes que compõe uma matéria, sobretudo as partículas microscópicas, do mesmo tamanho ou menores que o átomo, tais como os prótons, elétrons, nêutrons e os fótons.

Essas partículas atômicas e subatômicas não são passíveis de estudo sob a perspectiva da física clássica (Newtoniana) e suas teorias, como a lei da inércia, ação e reação e a lei da gravidade. 

Isso acontece pelo fato da física quântica não ser considerada “intuitiva”, tendo sido chamada por muitos anos de “falsa teoria”. A ideia de inautenticidade está ligada ao fato de acreditar-se que todas as coisas são verdadeiras, mesmo dados mostrando contrário.

 Surgimento da Física Quântica 

max-planck
Físico alemão, Max Planck

O registro dos primeiros estudos sobre a mecânica quântica mostram que ela surgiu nos primeiros anos do século XX. Seu criador e principal mentor, Max Planck, buscava explicar questões não resolvidas pela física clássica, principalmente no que se referia à análise das micropartículas.

Planck também é o responsável por criar a fórmula que leva o seu nome,  a chamada “constante de Planck”, representada na escrita (E = h.v).

Na mesma época, Albert Einstein ganhou notoriedade pela criação da Teoria da Relatividade, que explicava o funcionamento físico de partículas maciças e de alta velocidade, estabelecido pela relação entre espaço e tempo. 

Inclusive, foi o próprio Einstein que nomeou a teoria de Planck, chamando-a inicialmente de quantum, que em latim significa quantidade. 

O sentido lexical da palavra “quântico” advém da ideia referente ao evento físico de quantização, que consiste basicamente na alteração de mínima para a máxima dos níveis de energia dos elétrons caso sejam superaquecidos.

Principais nomes da Física Quântica

Além de Plunck, a corrente da teoria quântica foi estudada por outros físicos, sendo os mais notáveis: 

  • Werner Heisenberg (1901–1976)
  • Louis de Broglie (1892–1987) 
  • Niels Bohr (1885–1962)
  • Erwin Schrödinger(1887–1961)
  • Max Born (1882–1970)
  • John von Neumann (1903–1957)
  • Richard Feynman (1918–1988)
  • Wolfgang Pauli (1900–1958)

De fundamental importância para o entendimento das matérias do universo, a teoria quântica deu origem à inúmeros conceitos que se tornaram base para outras linhas de estudo, influenciado até mesmo alguns ramos da química. Podemos citar a física nuclear, física atômica e a química quântica como alguns desses exemplos.

Física quântica: pensamento filosófico e espiritualidade

Outra perspectiva estudada no campo da física quântica tem como base as áreas do saber humano, principalmente ao utilizar pensamento de correntes filosóficas para fundamentar algumas de suas teorias. 

Essa relação pode ser explicada por meio da incertezas acerca dos princípios quânticos, como o fato de um corpo subatômico coexistir simultaneamente ao mesmo tempo, em situações opostas. 

O parecer da dualidade surgiu quando percebeu-se que uma micropartícula também pode adotar a forma de onda, e vice versa.  Por exemplo, os elétrons, comumente vistos como partículas, também podem agir como onda. 

Sendo assim, a Teoria dos Mundos Paralelos, associada a descoberta da matéria escura, ganha força, ao dizer que é possível existir uma outra realidade alternativa para cada indivíduo do universo.

Louis de Broglie fomentou esse conceito, chamando-o de Princípio da Dualidade Partícula-Onda.

Outro ponto importante a ser mencionado é a ligação entre a física quântica e a espiritualidade. Para alguns estudiosos, o poder do pensamento humano seria capaz de exercer influência sobre a realidade do indivíduo, sendo possível até mesmo capaz de modificar o mundo que o circunda. A consciência humana teria o papel de construtor da realidade. 

Física Quântica na atualidade

Sabe-se que que o campo da física quântica atinge níveis microscópicos quando o assunto é a escala dos átomos e matérias. As partículas e ondas estão ao nosso redor, presentes no dia a dia, mesmo que não possamos vê-las a olho nu.

Os computadores modernos são um claro exemplo da utilização da física quântica. Materiais como o silício fazem parte de boa parte dos chips que armazenam e transmitem dados e informações. 

Outro exemplo significativo está na conexão e compartilhamento do sinal da internet por meio de cabos feitos de fibra ótica. É por meio deles que os pulsos de luz, que são produzidos por lasers de diodo, percorrem milhares e milhares de quilômetros e levam o sinal por todos os lugares.

Veja também: Fótons e Luz

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.