Sessentou! Conheça os melhores benefícios para quem tem mais de 60 anos

Esses direitos vão de auxílios até isenção de tarifas.

Cidadãos brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos já são considerados idosos. Por conta disso, possuem direito a diversos benefícios garantidos pelo Estatuto do Idoso, formulado em 2003. Através dele, algumas vantagens exclusivas são garantidas a esses indivíduos, que podem ir de isenção em tarifa até passagens gratuitas para viajar pelo país.

Leia mais: A luta pelo “direito ao caixa eletrônico”: idosos pedem atendimento humanizado

Passagem gratuita

Você sabia que idosos com mais de 65 anos possuem direito a passagens gratuitas para viagens interestaduais em ônibus convencionais?

Basicamente, todas as empresas de transporte rodoviário do país são obrigadas a separar algumas vagas gratuitas para idosos e estudantes. Além disso, caso não consiga um desses assentos, é possível encontrar desconto de 50% nas passagens.

Inclusive, essas passagens também podem valer para veículos intermunicipais, dependendo de cada município.

Remédios gratuitos

Graças ao Sistema Único de Saúde (SUS), idosos com mais de 60 anos conseguem encontrar medicamentos de uso contínuo gratuitamente. Isso porque o governo disponibiliza esses fármacos para os mais diferentes tratamentos, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesse caso, é possível encontrar até mesmo próteses, órteses e reabilitação.

Isenção do Imposto de Renda

Até um certo valor anual, idosos com mais de 65 anos de idade têm direito a isenção parcial do Imposto de Renda. Para que ela seja total, é necessário apresentar alguma condição de saúde grave, como Parkinson, câncer, AIDS, dentre outras enfermidades.

Meia-entrada

Assim como as passagens gratuitas distribuídas gratuitamente para estudantes e idosos, o mesmo vale para meia-entrada. Nesse caso, idosos com mais de 60 anos podem acessar eventos culturais e de lazer com desconto de 50% em seus ingressos. Para isso, é só apresentar algum documento que comprove sua idade na hora da compra do ingresso.

Prioridade em programas habitacionais

Alguns programas habitacionais, sejam eles públicos ou subsidiados pelo governo, na lista de interessados, garantem uma certa prioridade para idosos que pretendem comprar a própria casa. As regras determinam que 3% dos imóveis são exclusivos para esse público, onde o financiamento vai depender da renda de cada pessoa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More