Lista das 10 Melhores Comidas de Festa Junina

Conheça alguns dos pratos típicos de festa junina, doces ou salgados, para fazer sua festança mais deliciosa e agradável ainda!

0

Quem conhece as famosas festas juninas, tradicionais na época de junho e julho no Brasil, certamente fica fascinado com suas diversas delícias nos cardápios desta temporada. São pratos de vários sabores e gostos que fazem sucesso entre as pessoas. Por essa razão, separamos os dez melhores pratos típicos de festa junina para você celebrar fora de época ou até mesmo fazer sua própria festividade.

Comidas de festa junina doces

Maçã do Amor

Comidas de festa junina: Maça do amor

A maçã do amor é um doce típico romântico que faz sucesso entre casais. Sua forma tradicional, é a fruta mergulhada na calda de açúcar com um cabo de palito de picolé. Mas surgiram novas variações da maçã com calda de chocolate, granulado etc. Em alguns locais, há também “uva do amor”.

Curau

Comidas de festa junina: Curau

O milho é um ingrediente muito comum nos pratos da festas juninas, e com o Curau não é diferente. A sua grande vantagem é que pode ser feito com qualquer tipo de milho, desde o fresco até o enlatado, trazendo uma enorme praticidade e rapidez para o cozinheiro. É uma espécie de mingau de milho com um gosto mais docinho.

Cocada

Comidas de festa junina: Cocada

Essa é pra quem gosta de doce de verdade. Seus ingredientes principais são coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la com gostos diferente, durante a preparação, pode-se acrescentar polpa de frutas.

Canjica

Pratos de Festa Junina: Canjica

A canjica é um prato popular feito com leite comum ou leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar. Em algumas receitas, levam o amendoim para incrementar o sabor.

Pé de moleque

Pratos de Festa Junina: Pé de Moleque

O pé de moleque é outro prato que pode ser feito com amendoim. É mergulhado em melado de rapadura junto com amendoim torrado.

Comidas de festa junina salgados

Pamonha

Comidas de festa junina: Pamonha

Mais uma receita com milho! Essa é a pamonha tradicional do nordeste. Para o seu preparo é necessário ter em casa apenas milho, leite de coco, açúcar e sal. Mas pode ter duas versões: a pamonha de doce e a pamonha de sal.

Caldo de milho

Cremoso, encorpado e deliciosamente apetitoso são características comuns desse prato delicioso. O preparo leva cebola, caldo de galinha, limão, azeite, salsão e milho-verde e, em poucos minutos, você tem um caldo quentinho e gostoso para saborear.

Espetinho de carne

Comidas de festa junina: Espetinho de Carne

Pode ser feito com carne vermelha, frango e até mesmo peixe. Esquente o espeto na chapa e tempere a gosto. É comum se temperar com molho e farinha.

Pipoca salgada

Comidas de festa junina: Pipoca

Essa não pode faltar nas festas juninas. Prática, rápida e simples, rende muito e é gostosa. Se trata de apenas colocar o milho de pipoca no óleo e deixar estourar. É comum colocar em saquinhos na hora de servir.

Cachorro quente

Comida de Festa Junina: Cachorro quente

Bem rapidinho e simples de fazer, é uma opção que faz sucesso entre crianças e adultos. A receita tradicional se trata de pão com salsicha e batata-palha. É comum que se sirva em um saquinho ou guardanapo xadrez.

Depois dessas dicas de gostosuras, você tem tudo pra fazer uma festança das “miores”, só falta colocar o traje caipira, pendurar as bandeirinhas, e chamar a família e os amigos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.