O que é Terrorismo Doméstico? Significado e Definições

Os atos de terrorismo doméstico tem o objetivo de intimar um grupo de pessoas utilizando violência física ou psicológica.

0

Para se entender o que significa terrorismo doméstico, primeiro devemos recorrer ao significado de terrorismo. Sendo assim, terrorismo é a ação de causar terror nas pessoas. Este ato pode ser feito por violência física ou psicológica.

O seu objetivo é intimidar um grupo de pessoas e impor ideologias, sendo elas religiosas ou políticas. Além disso, os ataques terroristas costumam ser metódicos e organizados, com o intuito de desestruturar determinado grupo da sociedade, ou ela em si.

Terrorismo doméstico

Temos vários exemplos famosos de ataques terroristas ao redor do mundo, como o famoso ataque às torres gêmeas, nos Estados Unidos em 11 de setembro. Entretanto, imagina-se que os ataques precisam vir de estrangeiros. Entretanto nem sempre são assim.

Na verdade, alguns atos terroristas são cometidos pelos próprios cidadãos do país. Eles são chamados de terrorismo doméstico, que são quando cidadãos realizam os crimes contra seu próprio povo ou governo. Infelizmente tivemos um exemplo recente de um destes ataques.

Estamos falando do atentado a escola em Suzano. Aquele é um exemplo de terrorismo doméstico, onde próprios cidadãos da sociedade, motivados por ódio, realizaram o delito.

Exemplos de atentados domésticos

Além do recente ataque em Suzano, no Brasil houve um outro ato de terrorismo que chocou a sociedade. Estamos falando do massacre de realengo, em 2011. Na ocasião, um jovem armado invadiu uma escola no Rio de Janeiro, e disparou contra os alunos que ali estavam, matando 11 jovens.

Outro exemplo do ato é o massacre de Orlando, em 2016. Neste ato, um atirador norte-americano de origem afegã entrou em uma boate LGBT, chamada “Pulse”, matando 50 pessoas, sendo que 53 ficaram feridos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.